Juquinha vai à escola.

Todos os dias às cinco da tarde um bando de crianças volta da escola.

Quando apontam na esquina, a rua se ilumina - alegria invade o quarteirão!

Como se agitam, cantam e gritam! Corados, bonitos quase todos eles são.

Meia hora mais tarde vem o Juquinha: figura miúda, ombros arqueados, caminhar pesado... Hoje, pareceu-me ainda mais pálido.

Resmunga algo, com um fio de voz, a guisa de saudação.

Passam-se os meses e os anos; Juquinha parece estar do mesmo tamanho...

_ Menino, o que é que você come?

_ Bolachas, enlatados, comidas prontas, compradas na rua e no supermercado.

_ Juquinha, meu filho, coisas assim não lhe dão a força que precisa pra viver uma vida saudável Há coisas gostosas e fresquinhas que vêm da natureza: leite, frutas, verduras, grãos, laticínios, boas sobremesas... Quer provar pão com sardinha que a tia acabou de fazer? Tenho certeza você vai gostar.

Juquinha torce o nariz e mastiga goma.

_Menino, aprenda a comer, coisas que ajudam criança uma a crescer!

A mãe de Juquinha precisou viajar. O pai trabalha fora; Juquinha não tem com quem ficar e precisa ir à escola.

A contragosto ficou com a gente. E sabe que temos hábitos diferentes.

Nos primeiros dias é uma agonia. Convido-o a provar arroz, feijão, abobrinha, carne assada...

O primo corado, vendendo saúde, senta-se à mesa e saboreia comida e sobremesa.

Juca magrinho faz cara de nojo e se esquiva feito gato de pêlos eriçados.

_Você pode cheirar; se quiser provar... Ninguém deve comer obrigado. A sua mãe vai demorar e você sabe que não temos pacotes de comidas, nem sucos em latas. Temos: cereais, saladas, frutas e torta de legumes, mas posso lhe preparar um copo de leite sem nata, até que você se acostume. Sou sua tia, quero que cresça forte, faça esportes, pense e trabalhe.

Juquinha, com cara de sono, come feijão... E repete.

Mais animado toma banho, ajeita a mochila, afinal hoje é dia de futebol.

Quem diria!

Lá vai Juquinha de tênis e camiseta, pela rua estreita contente ele vai.

Às cinco da tarde volta a criançada e Juquinha vem logo atrás: agasalho na cintura, chutando uma lata de refrigerante. Que arruaça esta criança faz!

Chega me dando beijos e me conta em segredo que está com uma fome danada. Toma leite, come pão com queijo e goiabada.

Que alegria vê-lo contar pra mãe que aprendeu a gostar de arroz e feijão.

Agora Juquinha quer estudar, trabalhar, e se preparar pra ser um campeão!

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 12/10/2009
Reeditado em 06/05/2013
Código do texto: T1862032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.