2- Do livreto “Anedotas Não Engordam”, Editora Ediouro Tecnoprint, Décadas de 1970 e 1980. Anedotas de Celebridades                                 

 

 

 

 

CELEBRIDADE

 

Um dia, Napoleão III, que estava sofrendo de fortes dores reumáticas, mandou que chamassem um médico. Estando, porém, o médico da corte também enfermo, veio em seu lugar um rapaz quase imberbe e que, no primeiro momento, não inspirou muita confiança ao imperador.

- Quantos cemitérios o senhor já encheu? - perguntou-lhe Napoleão III com uma ponta de ironia.

- Não tantos quanto Vossa Majestade - respondeu o médico, imediatamente. E acrescentou: - Só por isso sou menos célebre que Vossa Majestade!

 

ESPÍRITO SOCRÁTICO

 

Conta-se de Sócrates, o grande filósofo grego, que sua esposa era de gênio irascível e vivia a atormentar-lhe a existência. Em favor dela, entretanto, registram os biógrafos daquele extraordinário pensador o fato seguinte:

Quando Sócrates foi condenado a tomar cicuta, Xântipa, sua mulher, veio toda chorosa à prisão em que ele se achava encerrado, para anunciar-lhe a decisão dos juízes.

- Oh, mulher, e você chora por isso? Eu sou condenado à morte por eles, e eles o serão, também, pela natureza.

- Mas a sua condenação é injusta!

- Pouco importa - respondeu-lhe Sócrates, sorrindo. - Desejaria você, por acaso, que ela fosse justa?

 

DIÁLOGO DA PROVA ORAL

 

Examinador: Diga, ao menos, quantos ossos tem o crânio humano.

Paula Nei: Não me recordo, professor, mas tenho-os todos aqui, na cabeça...