Metamorfoses

Naquela noite de sexta-feira, 13 de agosto, ele não devia ter saído de casa e muito menos ido ao show de Ney Matogrosso. Lá pelas tantas, quando Ney começou a cantar Homem com H sentiu que alguma coisa também começava a se modificar em seu corpo e não era apenas porque estivesse balançando abundantemente o rabo.

Operou-se nele uma espécie de metamorfose capilar: ao passar a mão nas orelhas percebeu que elas não apenas estavam cheias de pelos compridos como tinham aumentado de tamanho. Sorte que estava de boné então pôde escondê-las um pouco, mas suas mãos também estavam maiores e cheias de pelos: imediatamente meteu-as nos bolsos da calça.

Abandonou o show e correu para casa para ver no espelho grande do banheiro o estrago que estava a caminho. É, a coisa estava feia para o seu lado, cabeludíssima. Mas o que ele podia fazer, já que estava ali mesmo, senão se barbear um pouco mais, tentar melhorar sua aparência? Foi o que fez em seguida e vinha fazendo há algum tempo já, diariamente.

Depois se consolou um pouco, pois soube do caso de um rapaz que ao ler A Metamorfose, de Franz Kafka, sentiu um grande impulso de ir para Praga, cidade natal do escritor e lá viver como um besouro rola-bosta. E não uma barata, que muita gente imagina que Gregor Samsa tenha virado.

E ele foi para a República Tcheca?

Não, ele parou de ler o livro e a vontade de virar inseto terminou ali mesmo.

Nossa! E o primeiro rapaz, parou de ouvir Ney Matogrosso?

Claro! Agora só vai aos shows da Pabllo Vittar. Suas orelhas e mãos voltaram ao normal e os pelos caíram, milagrosamente. Só tem um problema.

Qual?

A voz dele ficou extremamente esganiçada e estridente. Quando abre a boca parece uma araponga da Amazônia.

Que coisa incrível, não?