Numa livraria da vida

Tem um livro de Clarice Lispector(1) que começa com uma vírgula, indicando a continuação de alguma coisa já iniciada.

Algo parecido ocorre aqui, numa livraria não da travessa ou da vila, mas da vida:

“Mas não se matam cavalos?(2) Moço, estou lhe fazendo uma pergunta.”

A velha senhora quer saber se a livraria tem um exemplar desse livro.

O jovem atendente pensa noutra coisa:

“Claro que não, minha senhora. Isto aqui é uma livraria moderna, não um frigorífico das antigas, daqueles que vendiam gato por lebre. A senhora deve estar lendo demais e isso pode ser perigoso.”

“Perigoso como?”

“O certo é ler, no máximo, umas vinte páginas por dia. Ler demais deixa as pessoas confusas. Ou mesmo distraídas. Aposto que não soube o que aconteceu com Bluma Lennon(3), soube?”

“Não só não sei o que aconteceu com essa tal de Bluma Lennon como desconheço quem ela seja. O senhor poderia ser mais claro?”

“Impossível, nasci assim, sou moreninho mesmo, faz mais de vinte anos. E isso foi um chiste, hein.”

“Uma facécia sem graça, eu diria. Mas me fale sobre Bluma Lennon, que fiquei interessada nela.”

“Bem, ela é uma das personagens de A Casa de Papel(4) e morre logo no primeiro parágrafo do livro, atropelada por um automóvel enquanto atravessava a rua lendo distraidamente um livro de poemas.”

“Por acaso foi quando ela estava indo Rumo à Estação Finlândia(5) que isso aconteceu?”

“Não, minha senhora, de jeito nenhum: ela não estava na Rússia, mas no Soho, em Londres."

"Em Londres é onde se passa justamente a maioria das histórias de James Bond(6), não é?"

"James Bond, quem é esse? A senhora nunca ouviu falar em Bluma Lennon e eu nunca li nada de James Bond. Sobre o que ele escrevia?"

"Sobretudo escrevia sobre nada. No máximo alguns bilhetes, ainda assim, eles eram escritos por Ian Fleming."

"É? Agora a senhora me deixou confuso, bastante confuso, por sinal. Acho melhor a gente mudar de assunto, não?"

“Jovem, acho melhor a gente mudar de texto, isso sim.”

*****

(1) O livro de Lispector em questão é Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres.

(2) Mas Não se Matam Cavalos? é uma novela de Horace McCoy.

(3) A Casa de Papel é da autoria do argentino Carlos Maria Dominguez.

(4) O livro que Bluma Lennon lia era Poemas, de Emily Dickinson.

(5) Rumo à Estação Finlândia foi escrito por Edmund Wilson.

(6) James Bond é o famoso agente 007, criação do autor inglês Ian Fleming.

(0) As demais inutilidades são de minha autoria mesmo.