Clima (quente) de Natal

Então é Natal, como diz a canção.

Na sala, o pai, os gêmeos Samuel e Pedro, de 6 anos, e Bruno, de 4 anos.

Ele pergunta:

Samuel, que presente você quer ganhar do Papai Noel?

Um celular novo.

E você, Pedro?

Também um celular novo, igual ao do Samuel.

E, você, Bruno, o que quer ganhar do Papai Noel?

Quero morar no shopping.

Quer morar num shopping por causa das lojas de brinquedos ou das sorveterias?

Não, porque lá tem ar condicionado o tempo inteiro, bastante frio, que eu gosto.

Mas você e seus irmãos já têm um aparelho no quarto.

Por isso mesmo, se não dá pra morar no shopping, quero um aparelho só pra mim, morar num quarto sozinho.

Mas essas não são coisas que se peçam de presente no Natal, morar em shopping, ar condicionado ou um quarto só pra si.

O que quer dizer sóprasi?

Só para você. Como você está querendo.

Então tá bom: fico com essa palavra sóprasi, que é só pra mim.

Sim, mas o que você quer de presente do Papai Noel?

Quero um dicionário novo que tenha a palavra sóprasi, pra ver se sóprasi quer dizer mesmo só para o Bruno, como o pai falou.

Filho, isso não existe, falei por falar. Pede logo outra coisa, vai.

Tá bom: vou pedir então um pai novo que não seja mentiroso como você.

Eu, mentiroso, filho?

Sim, isso mesmo, diz Bruno, que sai de cena nesse momento, em busca da mãe pra chorar no colo dela.

Samuel e Pedro, que até ali estavam praticamente mudos, então sugerem ao pai:

Pai, aproveita e pede pro Papai Noel levar o Bruno pro Polo Norte, que lá é bem frio, nem precisa de ar condicionado, e trazer pra nós um irmão menos complicado que ele.

Meninos, essa é uma boa ideia, sem dúvida. Mais tarde vou conversar com o bom velhinho sobre isso.

Moral da história: com gente assim, usando seu nome em vão, não é de estranhar que Papai Noel ande sempre de saco cheio. Não apenas ele...