Dádivas da vida (I)

Se a vida te der um limão, não fique mais azedo ainda, sorria e faça dele uma caipirinha se quiser. Porque para a limonada vai precisar também de espremedor, açúcar, gelo, água filtrada, jarra, colher de cabo comprido para mexer. Bem, para a caipirinha você também vai precisar de outras coisas, que um limão só não faz verão, limonada ou caipirinha. Mas se a vida se recusar então a dar o resto, jogue o limão fora, como se fazia antigamente e reclame, melhor, declame: Atirei um limão na água / de pesado foi ao fundo / os peixinhos responderam: / atira também a mãe, vagabundo!

Se, ao contrário, a vida te der um ovo, faça dele uma omelete. Mas antes, peça à vida que também lhe forneça outro ovo e os demais ingredientes necessários para completar a receita, pois com um ovo só nenhuma omelete faz verão, assim como um limão só igualmente não faz. No máximo, você vai poder comer um insípido ovo frito nesse calor miserável que está fazendo lá fora, nada mais. Ou ainda, faça uma ovada: guarde o ovo bem guardado, não fique exibindo ovo por aí, espere algum tempo até que ele escureça e quando estiver podre, atire-o na Geni do Zepelin ou naquele seu ministro de estimação que você não está estimando mais.