Tremendo calor...

As altas tremperaturas afetam sobremaneira o transporte ferroviário, especialmente quando vêm acompanhadas de trempestades. Mas trem gente que as apreciam muito - as altas tremperaturas, não as trempestades - porque trem ar condicionado nos vagões, senão não.

"Trem bão esse tal de ar", costumam dizer os mineiros que viajam refrigerados. Tudo é trem em Minas, mas foi um mineiro estradeiro (JK) que quase acabou com os trens brasileiros quando tremtou, na presidência da república, estimular cada vez mais o transporte rodoviário no país ("Governar é abrir estradas.", ele já dizia em 1920). Conseguiu.

E deu nesse trem aí, estradas esburacadas, muitos pedágios, asfalto derretendo de tanto calor e a gente derretendo junto. O transporte ferroviário, os trens, sempre foram para mim - e continuarão sendo - uma tremtação. Isso não quer dizer que não aprecio viagens de avião. Aprecio, sim. Aviões, como sabemos, têm trem de pouso (ou de aterrissagem): então estamos em casa. Ou melhor, na estação, no aeroporto...

(Saudade da RFFSA, Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, também Saudade dos Aviões da Panair e eternamente grato a Milton Nascimento/Fernando Brant por canções como esta, assim como por Ponta de Areia.)