A DIVISÃO DAS ALMAS

DOIS AMIGOS RESOLVEM ROUBAR GOIABAS NO CEMITÉRIO.

JOCA – Tem certeza que é uma boa ideia, Cleitinho?

CLEITINHO – Deixa de ser cagão, Joca. O pé de goiaba tá carregadinho e não tem ninguém pra incomodar.

JOCA – Sei não... É que eu não gosto muito disso, sabe? Acho errado.

CLEITINHO – Mas tá perdendo goiaba, brother.

JOCA – Eu sei, mas não tô falando disso não. O que eu acho errado é entrar no cemitério... ainda mais a noite... (APARECE OS DOIS NA ENTRADA DE UM CEMITÉRIO) Acho que é pecado.

CLEITINHO – Pecado é deixar apodrecer as frutas. Vai, me ajuda a subir. Depois é só descer pelos galhos da árvore.

(TAKES MOSTRAM OS DOIS SE AJUDANDO PARA PULAR O MURO, APARECEM DUAS GOIABAS CAINDO PARA O LADO DE FORA DO CEMITÉRIO, ONDE OS DOIS ESTAVAM. JÁ DO LADO DE DENTRO:)

CLEITINHO – Eita, caiu até lá fora, mas a gente pega quando sair.

JOCA – Anda logo então, esse lugar me dá arrepios...

CLEITINHO – Morto não faz mal pra ninguém não, Joca. Tem que ficar esperto é com os vivos...

(CENA DELES JUNTANDO AS FRUTAS, APARECE NA CALÇADA UM BÊBADO, QUE PODE OUVIR OS DOIS, QUANDO FICA NO MESMO LUGAR EM QUE PULARAM O MURO)

CLEITINHO – (pelo lado de dentro) Uma pra você... outra pra mim... Uma pra você... outra pra mim...

(O BÊBADO, FICANDO APAVORADO E VOLTA CORRENDO DE ONDE VEIO. APARECE NA FRENTE DA IGREJA, ONDE O PADRE ESTÁ TRANCANDO A PORTA PARA IR EMBORA)

BÊBADO – (apavorado) Padre Paulo, Padre Paulo...

PADRE – Calma, meu filho, calma... Que afobação é essa? Parece que viu assombração.

BÊBADO – Misericórdia, Padre... O senhor não vai acreditar. É o fim dos tempos. É o apocalipse.

PADRE – O que é isso? Do que está falando?

BÊBADO – Eles estão lá no cemitério, Padre...

PADRE – Quem está no cemitério? Os defuntos?

BÊBADO – Que defunto o quê! O diabo...

PADRE – Creio em Deus Pai! (faz o sinal da cruz) Que conversa é essa, criatura? Pelo jeito bebeu cachaça além da conta.

BÊBADO – É o diabo sim, Padre. Ele está dividindo as almas com Jesus lá no cemitério. Cada um fica com uma pra levar embora...

PADRE – Ave Maria... (se benze)

BÊBADO – Vem Padre, vem ver. Não é coisa da marvada pinga não, é verdade verdadeira...

(OS DOIS SAEM APRESSADOS. CHEGAM AO LOCAL, PÉ ANTE PÉ, E FICAM ESCUTANDO)

PADRE – Se for mais uma das suas presepadas, Zé Pinguinha, vai se ver comigo. Não quero lhe ver nem pintado de ouro na minha paróquia.

BÊBADO – (sussurrando) Shhhhh. Escuta, escuta...

(OS DOIS COLAM OS OUVIDOS AO MURO, OUVE-SE OS DOIS AMIGOS AINDA NA DIVISÃO DAS FRUTAS)

CLEITINHO – Mais uma pra mim... outra pra você...

PADRE – (sussurrando) E não é que é mesmo?!

BÊBADO – (sussurrando) Eu não falei? Eu não falei?

JOCA – (em off) Acabou?

CLEITINHO – (em off) Não, só faltam aquelas duas que estão lá fora...

PADRE E BÊBADO ARREGALAM OS OLHOS.

PADRE – Corre, disgrama! Corre que agora é nós.

BÊBADO – Eita, lascou! Valha-me Deus...

SAEM CORRENDO, DESESPERADOS, CADA UM PARA UM LADO.

Ale Silva
Enviado por Ale Silva em 25/02/2023
Código do texto: T7727599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.