TRANSA CAIPIRA

TRANSA NA ROÇA

O caipira foi à cidade e comprou: um balde, um galão de tinta, dois frangos e um ganso, vivos.

Quando saiu do armazém ficou a matutar como levaria as compras para casa.

Enquanto coçava o cocurucu, apareceu uma mulher numa camionete e perguntou a ele explicações como chegar ao Sítio Pica-Pau.

____ "Bem" - disse o biriba - "meu sítio fica ao lado do Sitio Pica Pau e eu estou indo para lá. Eu posso levar a senhorinha até lá se me der uma carona. Mas ainda não sei como carregar as minhas compras."

____"Ara sô !" - respondeu a mulher - "Claro que eu lhe dou uma carona. E prá carregar as compras vosmecê coloca o galão de tinta dentro do balde, carrega o balde com uma das mãos, o ganso com a outra e os frangos vosmecê pôe debaixo de cada braço."

____"Fico muito agradecido. É uma boa ideia."

Assim foi feito e partiram os dois capiau pela estrada.

Lá pela metade do destino ele espiou a mulher demoradamente com os cantos dos olhos e sugeriu:

___ "Vamo cortá caminho e pegá um atáio por aquela mata. Com isso vamos economizá tempo."

A mulher levou a mão à boca, espiou ele cautelosa e arrespondeu:

___ "Eu tô sozinha e não tenho como me defendê. Como vou sabê se quando a gente entrar no tal de “ataio” ocê não vai avança em mim, levantar minha saia e abusá da minha fraqueza?"

___ "Bem" - disse o matuto - "isso é imporssível. Tô carregando um barde, um galão de tinta, um ganso e dois frangos vivos debaixo dos braços. Como eu vô abusá de vosmecê com tanta coisa na mão?"

___ "Simples ! " - arrespondeu a donzela. "Vancê coloca o ganso no chão, põe o balde invirtido em cima dele e coloca o galão de tinta em riba prá fazê peso."

___ "Mas i us dois frangos debaixo dos meus braços? Si eu sortá eles foge tudo !"

___"Arra sô ! Os frango eu seguro !!!!."

.................................................

Sajob -