O GAFANHOTO

DESCENDO A LADEIRA DE PEDRAS.

EU AVISTAVA OS TELHADOS COLONIAIS DE MACEIÓ.

FORMIGAS CANTAVAM A "ÚLTIMA CANÇÃO" COMIGO E EU TROPEÇAVA A LADEIRA INTEIRA.

ME SENTEI E DEITEI SOB UMA ÁRVORE VAIDOSA, A VISÃO DAS LAGOAS E DOMAR, DO CAI DO PORTO, UM BEN TIVI CANTOU BEN TI VI E DEPOIS CAGOU NO MEU BENTIVIDO NARIZ. UMA PATATIVA IMITAVA TUDO MENOS A VOZ DE UM BÊBADO, E GRITOU PELO TRADUTOR PAPAGAIO QUE NÃO ESTAVA LÁ, MAS O GAFANHOTO FOI MAIS ESPERTO E USOU A LINGUAGEM DOS GESTOS -

- SOMOS IGUAIS EM TUDO

- COMO ASSIM? NÃO TENHO ASSAS NÃO SOU UM INSETO

- MAS DESTRÓI TUDO POR ONDE PASSA QUANDO EM BANDOS.

- HEIN!!!!????

- ORA BOLAS, EU ESTIVE NOS DESERTOS RECENTES DO PARÁ, PIAUÍ, MARANHÃO, MATO GROSSO E AMAZONAS, VOCÊS COMERAM AS MADEIRAS, UNS HUMANOS DE VERMELHO COM UMAS FAIXAS VERMELHAS, CAMISAS VERMELHAS, DEPOIS VENDERAM AOS CRIADORES DE GADO QUE COMERAM GRAMAS, E DEPOIS A TERRA NÃO DEU MAIS NADA VIROU DESERTO. ASSIM ESTA HUMANIDADE FEZ NO PASSADO EM OUTRAS CIVILIZAÇÕES E OUTROS ORBES PRESSUPONHO.

- QUE OUTRA CIVILIZAÇÃO SEU FELHA DA PHUTA DE INSETO MALCRIADO? SOMOS OS ÚNICOS EM TODOS OS UNIVERSOS, SOMOS OS ÚNICOS QUE TEM DEUS QUE É NOSSO PAI, SOMOS OS ÚNICOS HABITANTES DO MUNDO E SÓ EXISTE A TERRA SEU PORRINHA VERDE.

- AH ME ESQUECI, TEM ISSO SÃO ARROGANTES PORQUE SÃO IGNORANTES, MUITO MAIS IGNORANTES QUE AS GALINHAS E PORCOS.QUE PRESSUPOSTAMENTE TEM CÉREBRO DIMINUTO DEMAIS.

- ÚNICOS SERES VIVENTES QUE FAZEM GUERRAS COLOSSAIS, NEM OS ELEFANTES, NEM OS LEÕES, NEM OS SERES MARINHOS ANIQUILAM COMPLETAMENTE UMA PARTE DE SI MESMO COMO FAZEM OS HUMANOS, SÃO NOJENTOS CHEIO DE VERMES, GERMES E VÍRUS E SE ACHAM, FAZEM FILOSOFIA, PSICOLOGIA, E OS "GIAS"MAIS COMO TEOLOGIAS, SÓ PARA TENTAR EXPLICAR O COMPLEXO DE ARROGÂNCIA ILIMITADA NUM SER QUE FICA EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO ASSIM QUE NASCE= OS HUMANOS.

O SOL TORNOU-SE MAIS FORTES, OS PÁSSAROS VOARAM DA ÁRVORE, OLHEI PARA MIM, VOMITADO E AMASSADO, DEITADO NAS PEDRAS EM VOLTA DA ÁRVORE, O RESTO DA LADEIRA PARA DESCER, DUAS GRANDES CAIXAS DE ÁGUA SUSPENSAS À MINHA VISTA, ME SENTEI E ACORDEI.

O DELIRIUM TREMULES FOI FASCINANTE...

FOI?

AÍ OUVI O GRITO DO GAFANHOTO

- A ÚNICA COISA BOA ENTRE OS HUMANOS É A TERNURA E O AMOR, MAS ISSO TODOS ANIMAIS TEM SEUS ARROGANTES PODRES.

DESMAEI DE NOVO. E ACORDEI AO MEIO DIA COM UM CHUTE DE UM ESTUDANTE FARDADO ME CHAMANDO DE VAGABUNDO.

j,.torquato