ALTERNATIVA

Estou no sofá lendo e ela está à mesa fazendo a tarefa que trouxe da escola.

Criança hoje vai para a escola mais cedo do que no meu tempo; e, também, sabem mais coisas.

Ela se levanta, vem para minha frente e pergunta, naquela voz baixa, suave e tranquila que herdou da mãe e da avó:

___ Vovô, o que é alternativa?

Sento-a ao meu lado, penso um pouco e digo:

___ Digamos que você ganhe um pintinho de galinha, cria-o com zelo até ficar grande, então compra um galo, a galinha bota ovos, choca os ovos e nascem dez pintinhos. Dos dez pintinhos cinco são frangos e cinco são galinhas. Você vende os frangos e ganha dinheiro, com os quais compra mais galinhas. Então você cria onze galinhas agora, (porque não pode se esquecer da primeira galinha), e as onze galinhas botam dez ovos cada uma, o que somará cento e dez ovos, chocam os ovos e nascem metade galinha e metade frangos. Você vende os frangos e compra mais galinhas. E assim, depois de um certo tempo você tem uma granja de galinhas.

Ela aproveita a minha pausa e reforça a pergunta:

___ Vovô ainda não entendi o que é alternativa.

Dou um beijo na testa dela e digo:

___ É que eu não acabei de explicar. Depois que você tem a granja, muitos ovos serao postos diariamente. Então você pode ganhar um bom dinheiro vendendo os frangos e juntando mais galinhas, que crescerão e botarão mais ovos. Você começa a ficar rica.

Ela parece impaciente:

___ Vovô, não enrola! Ainda não entendi o que é alternativa?

___ Espere, espere e compreenderá - digo a ela. - Mas um dia vem uma chuva muito forte e inunda a granja e afoga a todas as galinhas. Por que? Por que?

___ Sei lá vovô. Eu quero saber é o que significa alternativa.

Em resposta eu digo dramático:

___ Sabe por que todas galinhas morreram afogada?

Eu faço um suspense e respondo:

___ Porque galinha não sabe nadar. Entendeu por que? Porque galinhas não sabem nadar!

Ela faz cara de desanimo e diz:

___ Entendi que galinha não sabe nadar. Mas não entendi o que é alternativa.

Então faço cara de sábio e digo:

___ Alternativa seria criar patos!!!!

Não sei se é sorte ou azar desta menina ter um avô como eu.

................................

Obrigado pela leitura.

Sajob - março / 2015