ESPÊTO-CORRIDO...

Luciana Carrero

Andam, por aí, caçando carteirinhas de veganos, isto é difamando-os publicamente pelo consumo ocasional de um naco de carne. No geral, estou mais para Qorpo Santo do que para corpo santo. Tenho até piedade dos animais sacrificados em rituais, porque isto é barbárie. Mas não sou vegana e nunca serei. Não costumo matar para comer, porém, se já vem morto e devidamente preparado no prato, eu cômo. Se tiver de preparar, também preparo. Quanto a isto de caçar carteirinha, não tenho problema. E só quer dizer, metaforicamente, que não acreditam no que a pessoa apregoa. Sou autêntica comigo mesma e não uso carteirinha, mesmo. Se forem, entretanto, analisar a fundo, acho que sou carnívora e se é para popularizar novos termos, talvez possa ser classificada de boivana, peixana, ovelhana, suiana, capivarana, frangana. Só não sou corujana, pombana e passarinhana, porque são animais catinguentos. O animal homem precisa da proteína dos outros animais. Quando não cômo animais, desincluindo os da minha espécie, tais como homos e baleias, sinto-me desnutrida e, consequentemente, fraca. Espêto- corrido... espêto-corrido.... espêto-corrido... Quanto aos acentos circunflexos em cômo, do verbo comer e em espêto-corrido, bem como à hifenização desta última palavra, aqui são propositais, por necessários, Voltando ao tema "carteirinha", embora seja escritora, não a sou de carteirinha. Uma coisa é certa: não cômo acentos e até promovo sua ampla preservação e uso. Podem me chamar de gramaticlasta, só para começar.