doutor João...COM FARO DE “HOUSE”

No ambulatório, dentre tantas vezes, ele chegava sem ar.

-Dotô, me acode pelo Senhô!- tô ruim de novo e minha bombinha não funciona!

-O que aconteceu de diferente com você Zé, teve alguma dor,tosse, catarro, febre?

-O catarro tá normal, tá preto. Nada de diferente que eu me apercebi, só a farta de ar por demais. Ah... conteceu sim, que eu fiquei roxo como uma berinjela.

-Quando isso?

-Agora dotô, tá vendo não, é só me oiá!

-Hum, vamos ver, ok, ok...brônquios bem fechados...você voltou a fumar, foi?

-Nada disso! Onde já se viu o doto perguntá uma coisa grave dessa de novo? Lá é isso pergunta que se pergunte depois de tanto já perguntá a mema coisa? Eu prometi e promessa é dívida. Sô home de palavra doto, nunca devo pra ninguém! Palavra minha tem valor de oro!

-Ok, ok Zé, você ainda tem cachorro que solta pelo ou tem gato lá em casa?

-Dotô, cachorro tenho só seis, morreu os otro quatro peludo, mas o gato tá é aqui no meu peito, dotô ouviu não?

-Hum, tá certo, você tem algum outro vício novo, Zé?

-Nadinha, nem bebo, quer dizer, bebo só água, e de coco da natureza da minha terra!

-Nesses dias, respirou algum produto químico , tinta de parede, fumaça, produto de limpeza, pó, bolor?

-Nada, só cheirei o meu “pózinho”, dotô! Como faço desde menino pra curá os mal.

- Como assim, cheirou o quê?

-O meu pózinho!

-Pózinho? Que pózinho? Você nunca me falou de pózinho algum! Por acaso é... “aquele pózinho branco”, Zé?

-Aquele memo dotô, mas o meu é branco não, é dos bem escurão e dos bão! Que todo mundo usa lá em casa! Esse daqui ó, remédio enlatado, em pó mágico e pra tudo! Até pra reumatismo de bisa!

Então colocou uma latinha sobre a mesa do médico e continuou:

-Esse é o meu pózinho de tabaco "RAPÉ REAL" da GUARANI MG- e do legítimo! lá da minhas bandas!

Onde já se viu, conhece ele não, dotô?

Anota aí pra mode o senhô não se esquecê dos meu remédio.

E uso assim ó: Coloco no faro, chero ele bem fundão , daí ele vai pros pulmão, prus uvido e pras rinite, queima tudo, tusso, abro os bronco bem aberto, tusso de novo, espirro, espirro, espirro... fico bem desentupido por dentro!- e depois... tô novo!

Mas acho que devo de aumentar as vez do remédio...

Posso cherá mais um pouco dotô? Tô mar demais dos peitcho.

Quantas vez por dia o dotô me aconselha de desentupi meu faro?