NO CONTEXTO

Inserido no contexto, era uma frase que usava-se muito na minha juventude.

As coisas, os acontecimentos, os fatos, a notícia, etc, só faziam sentido se vistas junto com o contexto.

Fora do contexto, nada fazia sentido.

Contava-se até a história do cara do SNI, FBI, ou simplesmente um "quadrado", engravatado, terno "ducal" ("ducal" era uma marca popular nos anos sessenta, significava "terno com duas calças"), camisa branca, lenço no bolso do paleto, cravo na lapela, que não compreendia o contexto que a época de "Aquarius" trouxera para o comportamento dos jovens.

O mundo dele resumia-se ao passado: Nelson Gonçalves, Vicente Celestino, épicos do cinema, "El Cid", "Os Dez Mandamentos", cabelo curto à "escovinha", bigode de bico fino, essas bossas ultrapassadas.

A figura, assim trajada, foi a uma boate da moda, onde juntava-se a "rebeldia" da época: calça boca de sino, camisa xadrez, correntes enormes no pescoço, anel "brucutu", e um palavreado que era "uma brasa mora"; expressão também do passado.

Assim, ele entrou no ambiente de "luz negra", "gelo seco", "figuras psicodélicas", fumaça de cigarro, cheiro de maresia, com um pianista num tablado dedilhando compassos sem sentido.

Olhou com atenção tudo aquilo.

Achou que pelo simples fato de estar ali, estaria "inserido no contexto".

Pediu um uísque para um garçom com cara de maluco.

Uísque, ali, custava o olho da cara.

Deu um gole, colocou o copo no balção do bar e ficou a ouvir o pianista doido.

Nisso aparece, não se sabe de onde, um macaco vestindo uma roupa vermelha de circo, com bordados amarelos, saguizando no balcão.

Cara!

Que loucura!

De pronto, o macaco abaixou as calças e mijou dentro do copo de uísque.

Ele não gostou.

Essa parte ele não iria aceitar.

O uísque estava quase no começo e custara caro.

Iria reclamar com alguém.

Não viu mais o garçom.

Procurou alguém responsável, mas não identificou ninguém.

Foi reclamar, então, com o pianista, que parecia ser da casa.

Chegou para o pianista, sentado no banquinho, todo barbudo, todo cabeludo, revirando os olhos e dedilhando notas musicais sem sentido para ele, ou para alguém chapado igual a ele.

Fe a reclamação:

____ "O macaco mijou no meu uísque".

O pianista fez cara de quem não compreendeu.

Ele repetiu mais alto:

____ "O macaco mijou no meu uísque".

O pianista fez novamente cara de que não tinha entendido, mas replicou:

____ Cantarola a letra, que eu vou tentar encontrar a melodia...

Definitivamente, o cara estava fora do contexto.

Hoje, vendo o mundo passar na internet, sinto-me um pouco como o camarada antigo: estou fora do contexto!

.......................................

Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir - lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão.

Inserido no contexto é expressão "inventada" no final dos anos sessenta, (muito usada no “Pasquim”), que mais ou menos significa ambiente de fundo de um evento, que determina como o evento pode ser interpretado por aquele que recebe/traduz a mensagem. Um fato muda completamente de significado quando colocada noutro contexto.

..........................................

Obrigado pela leitura.

Sajob