SOBRE ROLAS

Já que rola virou debate, uma advertência:

"Não confunda espingarda de caçar rolinha com

espinafre de caçarolinha !"

Quem já foi moleque, sabe que é preciso para caçar rolas, conselho bem dado por certo jornalista àqueles preocupados com a vida alheia.

Primeiro: rolas; é óbvio.

Também conhecidas como "fogo-apagou", rolinhas, "pombas-do-ar", etc).

São encontradas no campo e na cidade.

Segundo: uma arapuca de gravetos, ou uma peneira, ou uma bacia, etc; enfim, algo que tenha o formato concavo que é para caber a rola.

Terceiro: um pedaço de pau, para funcionar como gatilho para disparar a armadilha.

Quarto: um barbante comprido para amarrar no pau e estender pelo chão até onde o caçador ficará escondido.

Quinto: milho ou quirela de arroz. Isca de todo ser vivente, que morre pela boca. Alguns, como bem ficou claro, ou morrem de comer ou de falar bobagens.

Assim equipado, o caçador de rola deve procurar o lugar ideal (em geral um lugar isolado e tranqüilo, ambiente preferido das rolas).

Com tudo em mãos, deve armar a arapuca apoiando-a com o pedaço de pau, amarrando nele o barbante, esparramar o milho por baixo da armadilha e estender o barbante até um lugar escondido, lugar do caçador de rola.

Tudo organizado deve o caçador ficar de quatro, com o nariz quase a roçar a areia, segurar o barbante com a ponta dos dedos e manter olho de lince na armadilha.

Desse modo o candidato a caçador de rola terá uma boa visão pela frente, que é para enxergar a rola entrar na armadilha; e, (importante frisar...), nenhuma visão da retaguarda, ficando esse lado desguarnecido, o que sempre será aceitável pelo homem de fé.

Embora "fé de mais não cheire bem...".

O caçador de rola não pode ter espírito afobado, deve relaxar e ser paciente, porque há muita rola por ai e com certeza ele pegará uma para si.

Ao avistar uma rola pousar perto da armadilha, melhor será planejar mentalmente e dialogar consigo dessa forma:

"Pronto... chegou a rola... está interessada... levantou a cabeça e olha atenta... não se mexa... deixe a rola entrar primeiro... ela foi que foi e não foi... mas vai entrar... fique quieto... não se mexa... relaxe... tá entrando...entrou...".

Nesse momento puxe o barbante com rapidez;

a arapuca cairá e prenderá a rola.

Espero que "Savonarolas" aproveitem essas explicações;

que tirem bom proveito.

Mas aviso: "tô fora"; já nasci com uma e basta!

Sajob - hétero.

junho / 2015