Pensamentos nº 41 - Da série Inteligente ou sabido

1) O inteligente pensa com o seu próprio cérebro e sabe que o importante é SER. O sabido quer adivinhar o que tem no cérebro dos outros, e só pensa em TER.

2) O sabido pensa que cresce reproduzindo frutos de qualquer jeito, a fim de enganar os outros da sua validade. O inteligente procura crescer devagar, cultivando sementes de frutos saudáveis para a eternidade.

3) O inteligente cria. O sabido inventa.

4) O sabido acredita que é Deus. O inteligente faz de tudo para que ele continue acreditando.

5) O inteligente vive o presente trabalhando e pensando no futuro. O sabido não quer trabalhar, pois sempre espera que continuem botando coisas em sua boca no presente.

6) O sabido quer vencer pelo grito, pela esmola ou pela enganação. O inteligente sussurra, pois quem grita, normalmente não está com a razão. Quem engana o sabido é sempre o próprio sabido.

7) O inteligente se conforma com o palpável, o possível e o necessário. O sabido só quer ostentação e rebolado, sem qualquer calvário.

8) O sabido entra com o problema. O inteligente sai com a solução.

9) O inteligente tem livros para estudar. O sabido acha que estudar é outra coisa. O sabido é besta, porque pensa que sé existem bestas.

10) O sabido passa a vida querendo os outros ludibriar. O inteligente procura ensinar aos incautos a saída, se o enganado deixar.

11) O inteligente prefere ter a vara para aprender a pescar. O sabido prefere roubar o peixe dos outros, para não trabalhar.

12) O sabido gosta de aparecer e fazer zoada. O inteligente prefere o silêncio e a tranquilidade de uma toada.

13) O inteligente prefere passar, no mínimo, quatro anos numa Universidade para estudar. O sabido quer ter logo lucro no jogo de azar.

14) Os sabido gostam de se meter em qualquer conversa onde não são chamados. Os inteligente pensam que o mundo seria um eterno silêncio, se os sabidos imbecis ficassem mais calados.

15) O inteligente sabe que a vida é uma viagem curta e vai curtindo a vida. O sabido pensa que a viagem é longa, e que para as suas malandragens sempre aparecerá uma saída.