O "U" DA CORRUPÇÃO DO "CABO TRIPA"

Editor-chefe da redação do antigo Jornal Tribuna de Aracaju, “Cabo de Tripa” tinha uma missão árdua naquele matutino de não colocar matéria sobre corrupção. De propriedade do prefeito da cidade de Aracaju, doutor Heráclito Rollemberg(PDS) e alinhado ao governador Augusto Franco (PDS) a linha editorial do jornal tinha suas razões.

Certo dia entrou na redação, o saudoso jornalista Alberto Lacerda, com uma matéria que abordava a corrupção de um prefeito oposicionista de uma pequena cidade do interior.

-O prefeito está roubando e é da oposição. Argumentou o jornalista.

- A palavra corrupção é proibida no matutino. Tentou amenizar “Cabo Tripa”

-Eu tenho até o título da manchete: “PREFEITO É CORRUPTO”.

Feito reunião com alto escalão do jornal, a matéria é aprovada e ao ser mandado para tipografia, o linotipista Maceú gritou:

-Não posso mandar esta matéria para o jornal!

-Por quê?-Questionou Alberto Lacerda encabulado.

-Porque de tanto censurar a palavra corrupção a letra “u” desapareceu há tempos da nossa oficina.

-O que vamos fazer?- Continuou Maceú.

-Corte o “o” no meio! Gritou “Cabo Tripa” para finalmente solucionar o problema e o jornal abriu uma brecha para escrever sobre a corrupção que jamais deixou de existir no Brasil.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 26/02/2015
Código do texto: T5150521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.