NOSSO "LEGADO" É RIR MUUUUUITO!

Pra não chorar...ou melhor, para chorar depois.

Bom, vou tentar ser breve, embora rir faça bem, e eu não vou ser "chatamente" redundante e ficar falando que , por aqui, a coisa está...inacreditalvelmente estranha quanto ao nosso prometido legado que ninguém nem vê.

Nem por miragem...

SOCOOOOOORRRO!

Mas eu aqui estou para defender a língua portuguesa, mais especificamente a "boa e clássica" denotação latina da palavra "LEGADO", a que tem sido equivocadamente aviltada nos discursos .

Pelo amor de Deus senhores caros e respeitáveis políticos: esqueçam o "legado"! A conotação boa, obviamente.

O legado adoeceu.

O "bom " legado me contou que está se sentindo aviltado na sua personalidade porque perdeu a sua melhor identidade semântica e conotativa do bem.

E sua etmologia então, foi pro brejo...

Até o "legado" deprimiu por aqui...

Não vai se recuperar a curto prazo nem se "a vaca tossir e conseguir sair do brejo", lembrando os ditos populares mais lembrados ultimamente.

Antes uma aulinha de palavras dada pelo dicionário HOUAISS, porque professor de português ERA um dos grandes legados sociais às gerações de antigamente.

Vamos lá!

LEGADO: Acepção

Substantivo masculino

1 Rubrica: termo jurídico.

disposição de última vontade pela qual o testador deixa a alguém um valor fixado ou uma ou mais coisas determinadas

1.1 Rubrica: termo jurídico.

o que se lega por meio dessa disposição

2 Derivação: por analogia.

ente querido, bem ou missão confiada a alguém por pessoa que está a ponto de morrer

3 Derivação: sentido figurado.

o que é transmitido às gerações que se seguem

LEGADO: etmologia

lat. legátum,í 'donativo deixado em testamento', substv. do neutro de legátus,a,um 'deixado em testamento, delegado, enviado como representante ou embaixador', part. do v. legáre 'delegar, encarregar, enviar em embaixada'.

****

Se alguém do povo, por desventura, AINDA E DEPOIS DE TUDO, ouvir um outro alguém "do, pelo e para o povo" discursando em nome do LEGADO ÀS PRÓXIMAS GERAÇÕES", fujam que é golpe de língua!

E na consciência linguística do social também.

Depois riam muito!

Porque por aqui, como GRANDE LEGADO PÓS TUDO, estaremos condenados a chorar, pelas muitas e muitas próximas gerações.

E essa parte não é nada humorística...

Fui, consolar o legado.