O CACHORRO QUE VIROU ONÇA ( AUTOR MONTEIRO MLODIA)

O CABRA MORAVA NOS CAFUNDÓS DO SERTÃO E TINHA FAMA DE BRABO, DIZEM QUE NO SEU BARRACO CRIAVA UMA COBRA DE CINCO METROS E UMA JAGUATIRICA , QUE ELE PEGOU NAS MATAS DA SERRA SINISTRA. REALMENTE TIÃO COSPE GROSSO , ERA RESPEITADO E TEMIDO NO LUGAR, USAVA ROUPAS DE COURO DE BODE , BOTAS , CHAPÉU COM ABA ARREDONDADA E UM CINTURÃO COM UM FACÃO , Q O QUAL DIZIA TER MATADO UM JAVALI DE UM METRO E MEIO. BEM ACONTECE QUE NINGUÉM NUNCA HAVIA VISTO O TIÃO COSPE GROSSO FAZER NADA DESSAS COISAS QUE JUSTIFICASSE A SUA FAMA DE BRABÃO, ENTÃO CHEGOU UM DIA QUE OUTRO CABRA TAMBEM FAMOSO DO LUGAR , O JOCA JARARACA, DESAFIOU O TIÃO PARA UMA DISPUTA QUE SERIA O SEGUINTE: AMBOS TERIAM QUE CAÇAR UMA ONÇA PINTADA E TRAZER DENTRO DE UMA SEMANA AO MEIO DIA NA PRAÇA DA CIDADE. ASSIM COMEÇOU O MAIOR BANZE NA CIDADE, AS APOSTAS NAS BIROSCAS ERAM TODOS OS DIAS , PARECIA COPA DO MUNDO , UNS TORCENDO PARA TIÃO OUTROS PARA JOCA. O TEMPO FOI PASSANDO , UM DOIS TRES DIAS E NADA DE NENHUM DOS DOIS APARECER NA PRAÇA COM A ONÇA PINTADA, O POVO JÁ ESTAVA IDOCIL , ANCIOSOS POR UM RESULTADO DIGNO DE TANTA ESPECTATIVA , ASSIM FALTANDO ALGUMAS HORAS PARA O PRAZO FINAL , A MULTIDÃO LÁ NA PRAÇA ESPERANDO UM OU OUTRO , JOCA APARECE COM UM SACO PRETO COM UM OBJETO DENTRO, AI O POVO TODO VIU QUE ELE JÁ ERA JÁ TINHA PERDIDO, AINDA MAIS QUANDO SURGE O TIÃO COSPE GROSSO COM AQUELE BITELO DE ONÇA AMARRADA NUMA CORRENTE. O POVO APLAUDINDO, PINTOU LOGO UM CARRO DE SOM PARA O CAMPEÃO DISCURSAR, E JOCA ERA A CARA DA DERROTA ENQUANTO TIÃO SE DELICIAVA DANDO MURROS NAS GRADES DA PREFEITURA E SE GABANDO DA SUA CORAGEM. SURGIU ATÉ UM PREMIO EM DINHEIRO E UM TROFEU DOADO PELA PREFEITURA. NAQUELE MOMENTO COMEÇOU A CHOVER UMA CHUVA MIUDA E A SORTE DE TIÃO COMEÇOU A MUDAR, A TAL ONÇA AMARRADA NAS GRADES DA PREFEITURA COMEÇOU A DESBOTAR E FOI PERDENDO AS MANCHAS PRETAS ATÉ FICAR COM UMA COR DE BURRO QUANDO FOGE , MEIO PARDA , ENTÃO COMEÇOU UM TUMULTO O DISSE ME DISSE E TIÃO JÁ IA SAINDO DE FININHO QUANDO FOI DETIDO PELA GUARDA A MANDO DO PREFEITO. CARAMBA DISSE JOGA : TIÃO VOCE TEVE A CORAGEM DE RASPAR O PELO DO SEU CACHORRO E PINTAR O BICHO COM BOLINHAS PRETAS E AMARELAS SÓ PRA DIZER QUE O BICHO ERA ONÇA ? SIM E DAI RESPONDEU TIÃO! , DE QUALQUER FORMA CHEGUEI MAIS PERTO DE UMA ONÇA QUE VOCE QUE NADA TROUXE ! JOCA ENTÃO TIROU DO SACO QUE HAVIA TRAZIDO UMA PELE DE ONÇA PINTADA , BEM VELHA QUE HAVIA MORRIDO DE MORTE NATURAL PERTO DA FAZENDA DO SEU TIO UM TAL GEREMIAS . ENTÃO TODO MUNDO APLAUDIU, DANDO VIVAS A JOCA, QUE FOI CONSAGRADO PELA SUA ESPERTEZA . TIÃO FOI PRESO POR MAUS TRATOS AO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO , MENTIRA, CALUNIA E QUASE FOI LINCHADO PELO POVO. NO BARRACO ONDE ELE MORAVA ENCONTRARAM UMA COBRA GIBOIA ARTESANAL DE BORRACHA E NENHUMA PROVA DE CORAGEM, COMO ELE MESMO ANUNCIAVA AOS QUATRO VENTOS. O CACHORRO QUE TIÃO FEZ SE PASSAR POR ONÇA PINTADA DEPOIS FICOU LEGAL E QUANDO JOÃO FOI SOLTO UMA SEMANA DEPOIS SE MUDOU DA CIDADE ENVERGONHADO , SEU CÃO E A LIÇÃO DE QUE NÃO SE DEVE QUERER SER AQUILO QUE NÃO É ,FORAM COM ELE . A HUMILDADE PODE SER UMA ARMA PODEROSA COMO MOSTROU JOCA NA DECISÃO FINAL . MUITA OUSADIA DO TIÃO , RASPAR O PELO DO CACHORRO , PINTAR O BICHO PARA QUE TODOS PENSASSEM QUE HAVIA PEGO UMA ONÇA PINTADA, ENQUANTO JOCA FOI MAIS PRATICO , NÃO CONSEGUIU A ONÇA , PORÉM PEGOU COM SEU TIO UMA PELE DE ONÇA VELHA E VENCEU A QUESTÃO PELA ASTÚCIA. FIM !

monteiro melodia
Enviado por monteiro melodia em 17/08/2014
Reeditado em 18/08/2014
Código do texto: T4926837
Classificação de conteúdo: seguro