Espeto de pau

– O senhor vai ter que parar de fumar

– Como doutor. Não daria só para eu diminuir?

– Não! Além disso, precisa se exercitar. Deixar o sedentarismo.

– Taí um negócio complicado.

– É, e tem mais! Seus hábitos alimentares precisam ser modificados.

– O senhor certamente quer que eu reduza: a carne vermelha, o torresmo, a cerveja?

– Exatamente. Assim o senhor perde peso, melhora o sistema cardiovascular... É uma questão de força de vontade.

– É mesmo? Então vejamos: O senhor fuma Doutor?

– Um maço por dia!

– Gosta de carne vermelha bem gordurosa?

– Adoro!

– Faz exercício?

– Raramente!

– Então por que eu é que tenho que sofrer?

– Não vamos inverter os papeis. O médico aqui sou eu e o infartado é o senhor.

– Mas o senhor nunca teve infarto?

– Uma vez, mas tô zerado.

– Estamos diante daquele velho ditado: “santo de casa não faz milagre” ou o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Acho que em determinadas carreiras, os profissionais deveriam dar o exemplo para serem mais convincentes.

– Somos seres humanos como quaisquer outros. Um psicólogo não é necessariamente uma pessoa resolvida. Às vezes até mais confusas. As nutricionistas estão longe de ter o corpo da Giselle. Até os padres são pecadores.

– Acho que vou ficar solidário com essa turma. Eu quero é ser feliz.

– O senhor está me pagando para cuidar da sua saúde. Minha obrigação é ser ético, alertar meus pacientes e respeitar o que recomenda a ciência.

– Doutor, a ciência muda muito de opinião. Minha vó, por exemplo, fumou e bebeu a vida toda. É verdade que morreu engasgada com a fumaça do cigarro, mas àquela altura já tinha 90 anos.

– Quando a gente quer justificar uma postura, apodera-se de casos extremos como se eles fossem regra. Adoramos o autoengano.

– Doutor. Acho que teremos que continuar essa consulta na rua. Já não aguento mais ficar sem dar umas tragadas.

– Boa ideia. Vamos lá. Eu também estou ansioso para comentar as últimas descobertas sobre os benefícios do fumo para o ser humano.

– Êta!! Essa é a parte que eu mais gosto. Tudo tem seu lado bom...