Teimosia

– O senhor confessa que comeu feijoada sábado passado?

– Claro meritíssimo. Mas eu não vejo nada de errado nisso.

– Como não? O senhor não assiste TV, não navega na internet? Não tem noção de quantas calorias existem em três pratos de feijoada? Comeu torresmo também, é claro. Tomou algumas caipirinhas; sabem-se lá quantas. Some tudo. Quem o Senhor pensa que é? Deus? Aí, assim que pisou em casa, não resistiu ao charme da patroa...

– É verdade. Mas meritíssimo eu estou bem.

– Pra começar pode parar de me chamar de meritíssimo. Aqui é a antessala do céu e Deus me escalou para fazer, apenas uma triagem.

– Como? O senhor está insinuando que eu morri?

– Além de irresponsável, a inteligência não parecer ser o seu forte. É claro que sim. Depois de tanta extravagância o que mais lhe poderia ter acontecido? Agora é tarde! Mas pelo visto a sua despedida da vida deu-se em alto estilo.

– Confesso que me esbaldei.

– É, mas agora acabou. Das tentações carnais o senhor está livre. Aqui ninguém sente fome, nem vontade de fazer amor.

– Mas é isso que se chama de céu?

– Se o senhor não está contente posso te despachar agora para o inferno. Decida logo, pois tem muita gente na fila e eu não quero fazer horas extras.

– Mas eu preciso de algum tempo para refletir.

– Se consideras que eu vou lhe entregar um folheto ilustrando tudo o que tem lá no inferno, esqueça. Isso o ser humano aprende no catecismo. O senhor está qualificado para ficar no céu, passou raspando mais passou. Mas se preferir radicalizar eu te mostro o caminho, já.

– Mas não entendo ainda, o porque dessa triagem? Ainda não estamos no dia do juízo final.

– É verdade, cada um que morre só será enviado ao seu destino no fim dos tempos. Mas como vai haver muita gente, e pra evitar travamento e o colapso no sistema, decidiu-se fazer uma lista prévia.

– Muito bem pensado. E como anda o placar?

– Isso é o que nos preocupa. Tá sobrando muito lugar no céu e o inferno esta entupido de gente.

– Então eu já me decidi. Fico no céu. Detesto aperto.

– Boa escolha!

– Uma última pergunta... Com quem eu tenho que falar para sugerir feijoada pelo menos aos sábados?