JUQUINHA E O MESTRE

 

_Mestre, hoje acompanhei meu avô no exame de próstata.

_Como assim? Indaga o mestre.

_Uai, eu vi meu avô fazendo o exame com o médico.

_Mas isso não é permitido! Por que deixaram você acompanhar esse exame vexatório? (O mestre já havia feito tal exame).

_Vexatório?! Uai, não vi nada demais em um exame de sangue. Chato é ver a agulha entrando na veia, mas o resto...super normal!

_Exame de sangue?!!!

 



*NOTA:

O polêmico exame de toque retal afasta muitos homens do diagnóstico precoce de câncer de próstata. Isso ocorre devido ao preconceito ou machismo em relação ao exame. Poucos procuram saber de outros meios de diagnóstico, como por exemplo, o exame de sangue.

Muitos acham estranho a ciência não ter encontrado um meio de substituir o exame de toque retal por outro menos constrangedor. Tem gente esperando alguma invenção nova até decidirem fazer o exame; já ouvi um dizer: “Tô esperando inventarem uma cadeira de raio-x”. Mas a pergunta é: por que este exame tem que ser assim?

 

O QUE É PSA?

"PSA quer dizer Antígeno Prostático Específico (em inglês Prostate Specific Antigen). É um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata. O PSA é uma proteína encontrada no sangue que é única ou específica para a próstata. Os níveis (valores quantificados) de PSA podem ser medidos no soro de um indivíduo e com esta informação é possível fazer uma triagem para o diagnóstico de câncer de próstata." Fonte: http://www.alvaro.com.br/paginas/pacientes/cancer-de-prostata-e-psa