À PROCURA DUM "CHECK-UP" GERAL

Ela adentrou o consultório do doutor João decidida a se indicar um check -up, nada diferente do que a regra do cotidiano determina nos dias de hoje: o paciente senta, desembucha o google na frente do médico e o torna refém das mais novas e irrefutáveis condutas médicas que norteiam a longevidade planetária. E ai do pobre coitado se não estver familiarizado com a epopéia da medicina internética, já do domínio público.

Tudo bem.

Doutor João é um homem educado e depois de trinta anos de labuta já entende que os pacientes têm todo o direito de serem leigos médicos impacientes nesse mundo em que todos são de tudo um pouco e pronto, tal não se discute que é para não se gerar stress na fila que anda.

Como secretária, percebo que doutor João está na sua fase de obedecer indiscutivelmente aos pacientes, tudo direitinho como eles querem...pois é alguém democrático no conhecimento médico.

Então sua paciente começou a sua queixa exatamente assim, enquanto o doutor se reajeitava na cadeira a cada explanação doutamente pormenorizada por ela:

-Doutor eu queria ver o que tenho na garganta e no nariz. Já fui ao otorrino e ele me disse... blá blá blá, também queria ver o que tenho no intestino e no estômago, então já fui ao gastro e ele me disse... blá blá blá, queria também saber o que tenho nas juntas e nos ossos , talvez fibromialgia que vi na tv, pensei em ir ao ortopedista mas diante do meu diagnóstico achei mais conveniente procurar o reumatologista, que fez esse diagnostico aqui ó, e me prescreveu esses remédios que me deram palpitação, mas o cardiologista disse que meu coração é ótimo, e como tenho tosse fui ao penumologista que me reencaminhou para o gastro que falou que não tenho nada no esôfago que justifique eu tossir a noite toda, o médico do posto pensou em tuberculose mas não confio no médico do posto, e semana que vem já estarei no ginecologista para ver essa dor aqui embaixo que pode ser infecção nas urinas, então também marquei um urologista para ter certeza, o do meu marido. Tenho também muitas aftas, fui ao dentista que me mandou para o estomatologista, PORÉM EU ACREDITO QUE SOMENTE A MEDICINA ANTROPOSÓFICA RESOLVERÁ MEU CASO.

-E a senhora quer o que de mim, então?- perguntou o doutor João algo intrigado,bem no final do seu dia.

-Doutor, quero que o senhor me faça um check-up...mas um diferente, na área de clínico geral, o senhor faz? Na sua opinião o que acha que tenho e o que eu devo fazer?

E o doutor João muito placidamente lhe perguntou: a senhora já marcou um psiquiatra? Penso que a senhora esqueceu então, é melhor também procurar um neurologista para investigar a sua memória.

Ela adorou a proposta.

E eu senti que o doutor João nunca tinha se apercebido da importância de ser um clinico...assim tão genérica e generalisticamente...bem geral.

Nota: verídico, porque eu vi.