Tales de Mileto e Silas Correa Leite: Das Duas, Uma

TALES DE MILETO E SILAS ZEN-BOÊMICO

Cyber Poeta Silas Correa Leite – Série Refabulando

Questões Respondidas por TALES DE MILETO

-Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego nascido por volta do ano 640 em Mileto, cidade da Ásia Menor. Foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso Tales durante a sua estadia no Egito estudou Astronomia e Geometria. Ao voltar de novo a Mileto, abandonou, passado algum tempo, os negócios e a vida pública, para se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronômicas e às matemáticas.

As nove respostas de um Sábio – Conta a lenda que um sofista se aproximou do mito Tales de Mileto e tentou confundi-lo com as perguntas mais difíceis. Mas o sábio de Mileto estava à altura da prova, porque respondeu a todas as perguntas sem a menor vacilação, e com a maior exatidão.

1. O que é mais antigo?

– DEUS, porque sempre existiu.

2. O que é mais belo?

– O UNIVERSO, porque é a obra de Deus.

3. Qual é a maior de todas as coisas?

– O ESPAÇO, porque contém tudo do Criador.

4. O que é mais constante?

– A ESPERANÇA, porque permanece no homem, mesmo depois de ter perdido tudo.

5. Qual é a melhor de todas as coisas?

– A VIRTUDE, porque sem ela não existiria nada de bom.

6. Qual é a coisa mais rápida de todas?

– O PENSAMENTO, porque em menos de um minuto, nos permite voar até o final do Universo.

7. Qual é a mais forte de todas as coisas?

– A NECESSIDADE, porque é com ela que o homem enfrenta todos os perigos da vida.

8. O que é o mais fácil de todas as coisas?

– Dar CONSELHOS.

Mas quando chegou a nona pergunta, nosso sábio falou um paradoxo. Deu uma resposta, quiçá não entendida por seu mundano interlocutor.

9. O que é o mais difícil?

-“Conhecer-se a si mesmo.”

........................................................................................

AS 9 PERGUNTAS E RESPOSTAS, respondidas mais de 2.600 anos depois, em Itararé, São Paulo, Brasil, Continente Sul-Americano, Planeta Cerveja, Via Láctea do Cosmos Pan-sideral por Silas Correa Leite

Aviso às Almas Naus:

-O cyber poeta Silas Correa Leite é cervegetariano zen-boêmico, livre pensador humanista, Corinthiano, anarquista técnico, socialista teórico, sonhando um humanismo de resultados por um conviver ético-plural-comunitário, mochileiro das páginas de relâmpagos elétricos, plantador de sonhos, inventor do inexistente, e, nas horas vagas, sente-se um ET em terras estranhas, porque não veio ao mundo para lamber sabão, mas para ser o sabão, e escreve porque tem alguma coisa na cabeça, o cérebro, e sabe que tem coisa que só se livra da gente quando escrevivemos.

AS NOVE RESPOSTAS DE UM CYBER POETA ZEN-BOÊMICO

01)-O que é mais antigo?

-A culpa no cartório

02)-O que é mais belo?

-O carimbo no verso do cheque sem fundo

03)-Qual é a maior de todas as coisas?

-Os olhos gordos dos invejosos

04)-O que é mais constante

-Gases na hérnia epigástrica

05)-Qual é a melhor de todas as coisas?

-A paixão impossível

06)-Qual é a coisa mais rápida da terra?

-O primeiro orgasmo na perda da virgindade

07)-Qual é a mais forte de todas as coisas?

-O rabo de palha do cavalo de pau da nossa infância, o nosso maior tesouro

08)-Qual é a mais fácil de todas as coisas?

-Mandar a solidão à PQP

09)-O que é mais difícil?

-Tentar escrever melhor do que Tales de Mileto em Libras e sabor groselha

-0-

Texto-Heresia de Silas Correa Leite

Da Série “Éramos Blues, Tuttti-Fruti e Desvãos de Almas – Mochileiro das Gramáticas e Sintaxes em Tons de Cinza”

E-mail: poesilas@terra.com.br

Blog premiado: WWW.portas-lapsos.lapsos.zip,net