DES-EN-TELAR

Em algum lugar no tempo, de alguma forma, as professoras resolveram pedir aos alunos no mês de Agosto, uma redação com o seguinte tema: Minhas Férias. E assim, durante as férias, as crianças procuravam fazer o máximo de si afim de escrever o quão fantástico foi o mês de Julho naquele ano. Mas, naquele em especial, houve um aluno diferente. Fora transferido em Março, tinha uma maneira diferente de olhar, um jeito quase que especial, porém indecifrável.

Chegaram todos com suas mochilinhas coloridas, com rodinhas, brinquedos e personagens. E então, começaram a falar de seus feitos em suas redações. Clarinha foi a primeira, ela dizia algo assim:

"Nas minhas férias eu quis ir pra Disney, mas minha mãe disse que iria ser muito complicado, aí nós fomos pra Uberlândia visitar a minha avó. Só que lá não tinha nada de Mickey ou Pateta, tinha um lago, vaca, planta, árvore, tudo lá no sítio..."

e assim, contou como era descobrir que o leite não provinha de uma caixinha e sim da vaca que ficava lá, mastigando o dia todo.

Em seguida, Pablo leu sua redação:

"Em casa, meus irmãos ficaram de recuperação e aí ninguém viajou. Nós fomos para a casa da minha tia em um sábado, mas foi o bastante porque minha mãe disse que não aguenta eu e meus irmãos juntos. Ah! eu machuquei o dente da minha irmã, mas foi sem querer sabe, fiquei de castigo o resto das férias... Só não entendi porque que toda hora minha mãe dizia: Férias pedem chinelo!!!!!"

E assim, mostrou a professora a cicatriz que ficou depois que ele caiu da escada fugindo da irmã com o dente quebrado.

Chegou a vez de Henrique, alguns estavam ansiosos porque ele quase nunca conversava. Então, ele pegou seu caderninho e começou:

"Eu vi planetas. Viajei horas e horas por saturno... Depois eu vi um cometa gigante! Parecia umas trezentas mil vezes maior que a Terra. Não tive medo, Deus disse que estava tudo bem e que eu ficaria só um tempinho ali no espaço. Daí eu fui voltando pra Terra bem devagar, chegando lá eu peguei uma balanço de pneu que meu vô fez e fiquei brincando nele. Minha vó, deu tortinha de maçã... A gangorra de madeira era uma alegria quando alguém ia me visitar, porque gangorra é pra brincar de dois, né? Minha vó me disse que na época dela era tudo diferente, que as pessoas brincavam mais, que criança ficava ali brincando o dia todo, até na areia!!! E que é preciso voltar a brincar, sair dessa vida "en-telada" que as pessoas levam hoje, ela me disse que a visão foi reduzida a tela do computador e do celular e que pra ter mais saúde, precisamos viver melhor..."

Todos ficaram boquiabertos, as crianças queriam saber onde os pais poderiam comprar um pacote de 8 dias para Saturno e a professora resolveu conversar com a mãe de Henrique no final do período.

- Sra. Patrícia...

- Pois não professora, Henrique aprontou alguma hoje?

- Henrique é um bom aluno, não se preocupe. Mas, por favor, a senhora pode me dizer o que ele fez durante as férias?

- Henrique machucou a perna e teve que ficar em casa... O celular quebrou e ele disse estar enjoado da tv. Ficava o dia todo escrevendo...

Chegando em casa, Henrique correu no quarto para encontrar o caderno de capa verde, pegou um lápis e continuou a escrever "As incríveis viagens interplanetárias no sítio da vovó"

Carla Grazielle
Enviado por Carla Grazielle em 17/06/2013
Código do texto: T4345811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.