ALIENÍGENAS

Quem mora na cidade grande talvez não faça idéia do estado de espírito que se apossa das pessoas do campo, quando se cansam de ouvir capim crescer.

Sentados na calçada, em espreguiçadeiras de vime, eu e Elíezério, estavamos ali parados vendo a vida passar sem pressa.

Eliezério, dá uma pigarreada e diz:

____ Sabe que filme mudou minha vida?

Não dei ao trabalho de responder.

____ MIB, Homens de Preto!

Estiquei as pernas, fiz um movimento de ombros para alongar os músculos e esperei.

____ Depois de vê-lo passei a compreender melhor as pessoas.

Tirei os sapatos e fiquei a massagear os dedos dos pés.

____ Veja você Fulano... Faz mais de quarenta anos que canta bailes de carnaval. Cinco noites, três matinês... fora os pré carnavais e os ensaios. Quarenta anos! E toda vez ainda tem que ler a letra de "Mamãe eu quero".

____ É uma música difícil, apenas o refrão é fácil.

____ Mas são quarenta anos cantando "Mamãe eu quero"!

Não respondi e ele achou necessário explicar.

____ A verdade é que ele é de outro plano, de outra dimensão. Pessoas como ele ainda não se adaptaram completamente aos hábitos de nosso planeta; sempre deixam escapar algum comportamento estranho.

Refleti.

____ Veja você Sicrano, que passa por aqui todas as tardes na sua caminhada.

____ Qual o problema?

____ Nunca reparou? Caminha sempre lendo um livro ou uma revista, e ainda vai ouvindo música naquele aparelho de ouvido.

____ Ele é apenas esquisito.

____ Pior que isso... ele tem algum sentido que nós não possuimos, porque nunca ouvi dizer que se chocou com um poste, uma árvore ou levou um tropeção. Tem algum radar ou sonar interno e natural que lhe indica a direção e o faz desviar dos obstáculos.

Deixei a conversa esfriar.

Calcei os sapatos novamente, cruzei os braços na nuca e espreguicei.

____ Você também Eliezério é um alienigena.

____ Por quê?

Torci o corpo para apontar com as mãos o seu decrépito estabelecimento comercial:

____ É a única pessoa que eu conheço que ainda vende fumo-de-corda e rapé. Ninguém mais usa isto! Além do que, só bebe cerveja quente.

____ Pode ter razão... não conheço minha verdade completa. Ás vezes suspeito que um estranho habita em mim.

Ai foi a sua vez de apontar-me o dedo:

____ Você também Samuel é de outra galáxia.

Com os olhos indaguei a resposta.

____ Não percebeu ainda?

____ Não!

____ Agora deu de ser escritor... Existe coisa mais estranha do que isto?

..........................

23-03-2007