CAGA PALÁCIO

Laranjeiras ,cidade do interior de Sergipe, distante 19 quilômetros de Aracaju já foi a principal urbe sergipana. Berço da cultura, educação, politica e da economia a cidade de Laranjeiras, não se tornou a capital de Sergipe por conta de uma manobra politica do Inácio Joaquim Barbosa que transferiu a cidade de São Cristóvão para Aracaju.

Laranjeirense é o nome dado a pessoa que nasce nela e é bem aceito pelo morador daquela cidade, mas chama-lo de “Caga Palácio” é um afronto descomunal para o habitante daquele gostoso pedaço de Terra. O apelido jocoso de “Caga Palácio”surgiu segundo o escritor e folclorista Carvalho Déda no seu livro “Brefaias Bururndangas do Folclore Sergipano” quando em 1889 Felisbelo Freire(nosso primeiro governador) ao tomar posse convidou todos, principalmente aquele bom povo para festa no Palácio do Governo. Até aí, tudo bem!

Aconteceu que, a festa palaciana durou vários dias e com a inclusão de comidas aleosas e temperos apimentados os convidados tiveram o aparelho digestivo arruinados o que ocasionou uma correria danada aos os sanitátários e segundo algumas línguas ferinas muitas “necessidades” foram realizadas em lugares não convencionais , dando muito trabalho aos servidores e extrapolando as verbas destinadas a limpeza do vasto palácio que serviu de dormitório para os convidados palaciano.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 20/02/2013
Código do texto: T4150097
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.