PAMONHAS DE GOROBIXABA
 
Já contei?

Uma estória que aconteceu há alguns anos atrás, naquela que o nosso augusto Ministro, Aleixenko Oitavo, Primeiro Ministro do Reino de Gorobixaba, chama de Republiqueta do Brasil.

O destino o levou a morar nessa terra que a princípio foi estranho de se acostumar, mas como nosso caro Sir Alei, é um nobre guerreiro e batalhador logo conquistou seu Palacete numa rua tranquila e sossegada da tal Republiqueta.

Vivia seus dias alegremente, cultuando seu silêncio e compondo secretamente algumas poesias, mas como lá o Arauto não estava para entregá-lo, Sir Alei estava mais romântico do que nunca!

Observava os passarinhos, as margaridas, as abelhinhas e etc... Acho até que estava imaginando uma poesia nova...

De repente, um som estridente, corta o ar e acaba com a sua paz:

 – Pamonhas! Pamonhas! Pamonhas! Pamonhas de Gorobixaba! Pamonhas fresquinhas! É o puro curau do milho verde! Olha aí, olha aí, freguesia! São as deliciosas pamonhas de Gorobixaba. Venham experimentar essa delícia!







Sir Alei não consegue acreditar! “Mas, o que é isso minha gente? Será que não posso ficar sossegado? E ainda por cima esse infeliz é de Gorobixaba?”
E o megafone na perua vai anunciando numa lentidão exasperante percorrendo os quarteirões ao redor.

Sir Alei não deixa barato. Imediatamente pega o telefone e liga para o Ministro do Silêncio, Sir Facurinsky!

 – Mas Sir Alei, você está no Brasil, não há nada que eu possa fazer! – Sir Facurinsky está é dando boas gargalhadas internamente do infortúnio do pobre Ministro...
 – Ora, então use de sua influência e faça alguma coisa!
 – Verei o que posso fazer! - Contrafeito, Sir Facurinky lança mão de seus contatos.

Consegue uma ordem para impedir o pobre vendedor de Pamonha de Gorobixaba. Mas de bobo ele não tinha nada e logo entrou em contato com nossa advogada Mutretenka que rapidamente conseguiu uma liminar para que ele pudesse voltar às ruas.

– Pamonhas! Pamonhas! Pamonhas! Pamonhas de Gorobixaba! Pamonhas fresquinhas! É o puro curau do milho verde! Olha aí, olha aí, freguesia! São as deliciosas pamonhas de Gorobixaba. Venham experimentar essa delícia!

E essa pendenga durou muitos anos para desespero de Sir Alei, pois em nosso país é possível prolongar indefinidamente um martírio judicial.

Como nada dura para sempre chegou um dia em que o vendedor de Pamonhas foi oficialmente impedido de circular com a sua espalhafatosa e barulhenta perua.

Uma pena! Suas pamonhas eram tão gostosas que uma cidade do Brasil ficou famosa em vendê-las exatamente com a sua fórmula, a cidade de Piracicaba.

Voltando ao vendedor...

Com a grana que ele conseguiu vendendo pamonha abriu uma lanchonete dançante em frente ao palacete de Sir Aleixenko.

Imediatamente Sir Alei reclamou porém o distinto era esperto, se mantinha dentro dos decibéis permitidos e a lanchonete fechava às dez.

Assim, um dia era o Créu, outro Tchu- tchu-tchá, outro Ai se eu te pego, noutro axé, pagodinho, funk, rap, dance, rock, pop e etc...

Lascou. Quer dizer:
Dançou.






Texto de *** Aglanya Melloninsky
Mninstra da Cultura do Reino de Gorobixaba
Saudações na Alegria e na Paz! ***