O PADRE QUE "TOPAVA TUDO POR DINHEIRO"!

Idos do século XIX, zona rural de um lugarejo perdido no interior do Nordeste. Uma latifundiária fica viúva e seu filho único, preocupadíssimo: Se ela casasse novamente, a herança seria dividida com o padrasto. Depois de muita conversa, eles chegaram a uma conclusão, que só dependeria da aprovação do pároco local.

A cavalo, ele viaja dois dias até a paróquia. Então, pergunta ao padre:

_ Padre, eu posso casar com minha mãe? Isso depois de explicar a situação e argumentar que a viúva ainda era nova, tal...

_ Quêeeeeeeeee, muleque abjeto? Isso é uma brincadeira de mau gosto ou desejas ir para o inferno com tripa e tudo, e levar contigo eu e tua mãe?

_ Nem uma coisa nem outra, Padre, é que....

_ Não diga nada, seu diabólico pecador! Isso é proibido até entre os índios! A Bíblia e a Igreja condenam! Idem, todas as religiões e sociedades do mundo. O incesto é o pior dos pecados, pois atenta contra a Moral, contra a Lei, contra os bons costumes, e, sobretudo, contra a Deus! Se insistires nessa idéia, mando o delegado prender os dois: Tu e tua mãe, sórdido canalha! E depois, os envio para o pior manicômio do mundo! És pior que bandido, és um hereje satânico, és a titica, a escória dos sodomitas que regurgitam a Terra! Um monstro desalmado e sem fé!

Entrementes, entra na igreja outra pessoa para falar com o padre. Era a encomenda de uma missa de Sétimo Dia e outros assuntos.

Enquanto essa última conversa ocorria, o "herege satânico" começou a retirar maços e mais maços de dinheiro gordo de uma sacola, e a pô-los nos diversos bolsos de sua calça e de sua jaqueta, tudo sob os olhares cobiçosos do sacerdote. Em seguida, joga a sacola ao chão e resolve acompanhar o outro interlocutor do padre, que já saia da paróquia.

De súbito, o padre grita, "Ô meu santo!", o cara olha espantado para trás, e o padre diz: "É você mesmo, amigo". O rapaz volta e o padre se sai com esta:

_ Com quem mesmo você pretende se casar?

_ Com minha mãe viúva!

_ AAAAAh, assim pode! Eu pensei que seria com seu pai! (E complementou a conversa: "Em casos particularíssimos...., por exemplo, as filhas de Lot....").

Pedro Cordeiro
Enviado por Pedro Cordeiro em 19/05/2012
Reeditado em 20/05/2012
Código do texto: T3676824
Classificação de conteúdo: seguro