PREVISÕES

Dizem que há nos Estados Unidos, (e de fato deve haver), uma cidade que fica ao lado de uma aldeia indígena. Convivência tranqüila, cada um cuidado da sua vida e dos seus interesses.

Certo dia um grupo de índios dirigiram-se ao pajé e perguntaram "se naquele ano o inverno seria rigoroso?"

A questão era muito importante, pois implicava que a tribo deveria se preparar com reservas necessárias, principalmente de lenha.

O pajé acendeu uma fogueirinha, abanou para fazer uma fumacinha, aquela cena já conhecida de filme de faroeste, e procurando demonstrar na cara muita sabedoria respondeu: "Sim".

Mas, quando o grupo foi embora, o pajé para desencargo da consciência, ligou para a radio difusora local e pediu para falar com alguém que sabia sobre a previsão do tempo. E a este fez a mesma pergunta, "se o inverno seria rigoroso?".

"Espere um pouquinho, vou consultar minhas fontes". O homem da previsão do tempo retornou quase de imediato e respondeu: "sim, o inverno será rigoroso".

Na semana seguinte, tendo amealhado a lenha, mas em dúvida se seria suficiente, o grupo de índios retornou ao pajé e perguntou: "quanto o inverno será rigoroso? Muito ou pouco?".

Depois do salamaleque da fogueirinha e da fumacinha o pajé respondeu fazendo biquinho: "Muuuuiiiito", que era a que melhor representava a sua filosofia de vida, a de que é preferível sobrar do que faltar.

Mas, não tendo tanta certeza na sua resposta, resolveu ligar novamente ao homem do tempo da rádio da cidade. E repassou a ele a mesma preocupação: "muito ou pouco?".

O radioalista tornou a pedir para aguardar, que iria consultar as suas fontes. Retornou e respondeu: "o inverno será muito rigoroso".

Os indios juntaram mais lenha, como nunca antes haviam juntado, mas ainda assim estavam em dúvida e por precaução foram ao pajé para saber se seria suficiente aquela lenha toda. "Sim, sim", respondeu o pajé, mas já sem tanta convicção.

Assim, tornou a correr ao telefone e ligou para o homem da previsão do tempo. Este, do outro lado da linha, pediu para o pajé aguardar, que ele iria novamente consultar as suas "fontes".

"Sim", respondeu o homem, "este ano o inverno será muito, mas muito, muito rigoroso", procurando transmitir à pessoa do outro lado da linha que até ele já estava preocupado com o rigor do inverno que viria.

Mas aí, o índio se tocou: "mas quais são as suas fontes?".

"Bem", respondeu o radialista, "eu vou até a janela e olho para a aldeia para ver o que os índios estão fazendo. E acredite, este ano eles estão como doidos, catando lenha adoidado !"

Sajob - 02/08/2011