O vaqueiro e o padre.

O VAQUEIRO E O PADRE.

Humorismo por Honorato Ribeiro.

Em certa fazendo do interior, que se chamava Fazenda do Tororó, havia um vaqueiro que tinha medo de gente; ele tinha fobia de ver multidão de gente. Só conhecia o patrão e sua família. Nunca tinha ido à cidade ou povoado.

Certo dia, o patrão o chamou e disse-lhe: Quinca, hoje é domingo, dia de missa. Arreia seu cavalo e vai assistir à missa na cidade. Ele atendeu, arreou seu cavalo, montou e foi. Essa foi a primeira vez em sua vida de ir à cidade e conhecer. Chegando lá, seguiu para a igreja. Entrou e sentou na bancada da frente. Foi o primeiro a chegar. O povo foi chegando e sentado junto dele. Ele saiu assuntado e se sentava na outra. O povo ia chegando e sentando junto dele e ele sempre mudava de lugar. Mas, a proporção que ia chegando gente e sentando, como não tivesse mais bancada para ele ficar sozinho, correu e sentou-se na cadeira do padre lá no altar e ficou de frente do povo. O povo começou a rir dele, achando-o que era louco. Naquele momento entra o padre todo paramentado com o sacristão. A celebração da missa era em latim, a celebração era de costas para o povo. Entrou, fez a genuflexão para o altar, onde o vaqueiro estava sentado, abriu os braços para o povo e disse em latim: O padre cantou em gregoriano.“Dominus vobiscum”. O povo respondeu: “Et cum spiritu tuo.” O padre de braços abertos virou-se para o altar e disse: “Oremus”. E se dirigiu para começar a celebração da santa missa em latim.

Naquele momento, o vaqueiro apavorado, saiu da igreja louco de medo, pegou o cavalo e meteu as esporas, e só foi parar na porta da fazendo com os olhos arregalados, sem fôlego, e o coração disparado em taquicardia, quase saindo pela boca. O fazendeiro foi a seu socorro e lhe perguntou:

-O que foi Quiçá?!

-Patrão, eu vou lhe contar o que acontece...

-Conte, homem de Deus!

-Cheguei lá, entrei na igreja não tinha ninguém. Aí foi chegando, foi chegando, tudo pra cima de mim até qui não tinha mais lugar, curri e sentei numa cadeira lá com a frente pro povo. Eles ficaro rino de mim. Patrão, quando eu vi, apareceu um home de saia, oiou pra mim, abriu os braços pro povo e perguntou: “Donde é esse home?” Aí patrão, todo mundo já sabia de onde eu era, respodeu: É do Tororó. Quando ele iscutou o povo dizeno qui eu era do Tororó, ele de braços aberto dirigiu pra mim e disse: “Agarremo”. Aí patrão, eu sai na carreira, peguei meu cavalo e miti o chicote e ispora até aqui. Lá é qui num vou mais.

hagaribeiro. 26-04-2011.

Zé de Patrício
Enviado por Zé de Patrício em 26/04/2011
Código do texto: T2931534