Comédia e Reflexão católica: Amor ao próximo

Música: Quero louvar-te

Anja (cachinhos dourados): Eita povo encapetado, hoje salvei mais de 300 crianças, eita profissão difícil, eu disse ao grande criador pra ele me colocar como guardiã de cemitério, mas ele me falou que se eu não prestasse vestibular seria impossível entrar na área, mas ta com 1 vaga pra 400 anjos, nem me dei ao trabalho de tentar .

Anjo 1: E eu “Cachinhos dourados”, sou anjo de favela ,as vezes tenho que ser rápido pra não levar uma bala perdida e morrer.

Anja (cachinhos dourados): Mas você é anjo, não morre!

Anjo 1: Vai lá saber,gato tem 7 vidas, mas tem uns que morrem ao nascer.

Anja (cachinhos dourados): É mesmo né, melhor prevenir!

Anjo 2: Eu sou anjo de celebridade,vocês não tem idéia de como as pessoas do mundo são loucas, outro dia quase que morri pisoteado ,quase que não consigo chegar perto daquele que protegia, porque tinha um bando de mulheres que o agarravam pelo pescoço,o mundo cria ídolos inexistentes, tratam as pessoas como “Deuses”e outras como “lixo”.

Anjo 3: Sou anjo dos discriminados, Deus nos criou a sua imagem e semelhança,como podem algumas pessoas se acharem maiores e até melhores que outras.

Anja (cachinhos dourados): Eu queria ser humana, não pra sempre só uns dias, será que Deus deixa.

Anjo 2:Ah, pergunta pra ele!Mas porque você quer ser?

Anja (cachinhos dourados): Ah, eu queria saber por que eles reclamam tanto e meu diário ta tão pobrezinho, queria adicionar novas aventuras nele. rs

O PEDIDO

Anja (cachinhos dourados): Pai, eu queria saber como é ser humana, só por uns dias.

Criador: Você quer saber? Tem certeza?Gostaria de ter a oportunidade?

Anja (cachinhos dourados): Sim

Criador: Então tira essa roupa!

Anja (cachinhos dourados): Mas tem um monte de anjo aqui, eu tenho vergonha (fica se balançando, toda tímida)

Criador: Sua boba estou falando dessa roupa de anja, você já ta com uma roupa embaixo dessa.

Anja (cachinhos dourados): Se é assim então tudo bem paizinho (escondendo o rosto e falando: aí que vergonha)

Criador: Mas você sabe que quem é anjo não deixa de ser anjo e para descer na terra você tem a missão de engrandecer o coração de alguém mostrando o quanto ela é importante para Deus e outra coisa faça de tudo para ela ser feliz, a primeira pessoa que vc encontrar na frente você protegerá e mudará a vida dela, mas vc só tem 3 dias pra isso , mas preste atenção nunca diga a ninguém que é um anjo.

Anja (cachinhos dourados): Ah... Isso é moleza papito, ops... Pai do céu.

Deus desaparece.

Musica : Qual é a chave?

Primeiro dia

Ela fica sorrindo olhando pra platéia, o sorriso aos poucos desaparce.

Anja (cachinhos dourados): Ai meu Deus!

E agora? O que faço?Socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Meu Jesus cristinho, pai amado, to perdida!

E eu ainda reclamava do meu trabalho, telepaticamente as coisas são mais fáceis.

Um moço vem de longe e passa na frente dela

Ela começa a Falar alto: Ai meu Deus é ele, o que faço? Ai meu Jesus,o que faço?-andando de um lado para o outro.

O moço acha estranho anda até o final do palco, mas depois para como se estivesse pensando, e pergunta: Moça ta passando mal.

Ela não reponde, porque ta pensativa.

Ele grita: Moça, ta passando mal!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ela leva um susto que quase cai e responde: Não sou surda!!!!!!!!!!!!!!

Ele faz cara de raiva, e sai andando e resmungando.

Ela lembra do que Deus tinha falado com ela e vai atrás dele pra pedir desculpas.

Anja (cachinhos dourados): Desculpa moço é que eu tava pensativa.

Moço: Pensantiva porque, desculpe a intromissão.

Anja (cachinhos dourados):Por causa da missão...ops não posso falar.rs

Moço:Missão?

Anja (cachinhos dourados):Sim, a de te fazer feliz!Eita, falei demais.

Moço:Pensando bem, vc até que é bem bonitinha - olha ela de cima abaixo

Anja (cachinhos dourados):Que isso moço, tenha respeito sou uma .anji.. , esquece não sou nada.

Moço:Você é o que?

Anja (cachinhos dourados):Nada

Moço: Tem namorado?

Anja (cachinhos dourados):Não.

Moço:Não tem porque não quer, vc é gatinha.

Anja (cachinhos dourados):É mesmo! (com a mão encostada no queixo em sinal de que está interessada na conversa)

Moço:É.

Anja (cachinhos dourados):Vc não acha que meu cabelo seria melhor liso.

Moço:não ele é bonito assim.

Anja (cachinhos dourados):Vc acha mesmo!!!

Moço:Acho sim, inclusive ele combina muito com esses olhinhos verdes e esse rostinho angelical.

Ela fica paralisada toda alegre, mas aos poucos vai lembrando da missão

Ela começa a tossir para desfocar o assunto.

Moço: Ta engasgando moça, levanta as mãos pra cima!!!

Ela levanta as mãos pra não contraria-lo e ainda dá umas tossidinhas

Moço. Qual é o seu nome?

Anja (cachinhos dourados):Cachinhos Dourados!

Moço:Não seu apelido, o seu nome?

Anja (cachinhos dourados):Ora, meu nome é esse.

Moço:Original.rs

Anja (cachinhos dourados):Meu pai que me deu.

Moço:Seu pai deve ser uma figura.

Anja (cachinhos dourados):Meu pai é bacana mesmo!

Moço:E a sua mãe?

Anja (cachinhos dourados):Minha mãe, minha mãe é uma santa.

Moço:Nossa, sua família deve ser bem legal, vc tem irmãos?

Anja (cachinhos dourados):Tenho, e os amo muito.

Moço: E amigos?

Anja (cachinhos dourados):Ixi, tenho um monte, Rafael, Miguel, Uriel...

Moço:Tudo nome de anjo né...

Anja (cachinhos dourados):Mas eles são anjos mesmo!

Moço:Eu não tenho amigos.

Anja (cachinhos dourados):Porque?

Moço:Porque não gosto das pessoas, são todas falsas.

Anja (cachinhos dourados):Não é verdade, existem muitas pessoas legais.

Moço:Se existe não conheço.

Anja (cachinhos dourados):Vc procura?

Moço:Não

Anja (cachinhos dourados):A gente só acha o que procura.

Moço:Não tenho interesse em procurar ninguém.

Anja (cachinhos dourados):Porque?

Moço:Porque não preciso de ninguém.

Anja (cachinhos dourados):Nós precisamos das pessoas, se Deus quisesse que nós ficássemos sozinhos ele não teria criado as pessoas.

Moço:Não acredito em Deus.

Anja (cachinhos dourados):Nunca fale isso, ele fica muito triste.

Moço:Vc fala como se já tivesse visto ele, como se já o conhecesse.

Anja (cachinhos dourados):Todos nós conhecemos, mas apenas os que acreditam podem senti-lo.

Moço:Não posso acreditar no que não vejo.

Anja (cachinhos dourados):Como vc respira?

Moço:Vc é engraçada, ora, entra ar no meu pulmão e aí consigo respirar.

Anja (cachinhos dourados):Vc vê o ar?

Moço:Não!.O que isso tem haver com Deus?

Anja (cachinhos dourados):Vc precisa ver o ar para saber que ele existe?

Moço:Não

Anja (cachinhos dourados):Deus é o que faz nossa alma respirar!

Moço:Como vc fala bonito!

Moço:Cachinhos, eu vou ter que sair,mas queria te ver denovo.Eu gostei de você.

Anja (cachinhos dourados):Então amanhã a gente se encontra aqui denovo.

Ta bom, ele lhe dá um beijo no rosto e saí.

Ela coloca a mão no rosto acariciando a parte beijada.

Anja (cachinhos dourados):Iuuupi, Viva!!!Tô indo bem.

Musica:Invocamos (Padre Marecelo)

Segundo dia

Moço: Que bom que vc ta aqui, eu precisava tanto falar com alguém!

Anja (cachinhos dourados):Pode falar.

Moço:Eu gosto de uma menina! Só que ela não sabe.

Anja (cachinhos dourados):Porque não conta pra ela!

Moço:Tenho medo de levar um fora, e também ela só anda na igreja, parece uma ratazana, e outra, ela nem deve pensar que existo, ela nem olha pra mim direito, deve ter um monte de meninos na bota dela, ela é linda, eu sou isso aqui.

Anja (cachinhos dourados):Nunca se diminua, somos todos iguais, e outra você tem que tentar as coisas antes de tomar suas conclusões.

Moço:O que faço?

Anja (cachinhos dourados):Fale o que sente para ela oras, pelo que vc falou ela deve ser boa gente.Do o maior apoio, já trabalhei como cúpida, as vezes é trabalhoso mas gratificante.

Moço:Trabalhou como cúpida?

Anja (cachinhos dourados):Sim, mas isso é uma longa história.rs

Moço:Tenho novidades!!!

Anja (cachinhos dourados):Quais?

Moço:Agora tenho um amigo.Ontem quando ia para casa, logo depois de conversar com você um colega de tempo de escola me ligou, daí fomos sair e ele disse que ia me levar em um grupo de jovens da igreja, onde ele tem muitos amigos.

Anja (cachinhos dourados):Fico feliz por isso!!!!!!!!!!!É muito bom ver vc conhecendo gente nova e seguindo um bom caminho.

Moço:Tudo isso graças a você!!!

Anja (cachinhos dourados):Não, graças a Deus e a você pois Deus ajuda quem quer mudar de vida.

Moço:Onde vc mora?

Anja (cachinhos dourados):Eu moro longe, amanhã tenho que voltar pra casa.

Moço:Como é o lugar que vc mora mora?

Anja (cachinhos dourados):É lindo, cheio de vales, flores de todo tipo, montanhas, podemos tomar água limpinha de qualquer rio, somos todos muito felizes lá.

Moço:Lá é o paraíso?rs

Anja (cachinhos dourados):È.

Moço:Vc é mesmo muito engraçada,água limpinha direto do rio aqui no Brasil!rs

Moço:Porque vc só usa branco?

Anja (cachinhos dourados):Porque é a cor da paz.

Moço:Vc parece um anjo.

Anja (cachinhos dourados):Eu sou uma anja!

Moço:Vc se acha!

Anja (cachinhos dourados):Não, eu sou mesmo, esqueci...não posso falar.rs

Ela começa a ruer unha e machuca o dedo

Anja (cachinhos dourados):Ai,nossa isso dói.

Moço:Que mole, parece que nunca se machucou.

Anja (cachinhos dourados):Mas eu nunca me machuquei mesmo, é a primeira vez (fala ela chupando o dedo para que ele parasse de sangrar).

Moço:Vendo vc falando assim, até parece que é verdade.Que pena que vai ter que ir embora amanhã, queria vê-la antes de ir embora,vc me trouxe sorte,ontem meu pai arranjou emprego e disse que ia até parar de beber, minha irmã largou do namorado drogado dela e voltou a falar comigo, havia ficado 1 ano sem falar com ela porque ela não acreditava nas coisas que eu lhe contava a respeito do namorado, estou começando a acreditar no seu Deus!

Anja (cachinhos dourados):Não é meu Deus, é o Deus de todos nós.

Moço: Bem, vou ter que ir, mas queria te ver amanhã antes de vc ir embora!

Anja (cachinhos dourados):Ta bom, amanhã apareço para conversarmos antes de partir.

Música-A Alegria (Aeróbica do Senhor)-Padre Marcelo

Terceiro dia

Moço:Vc não sabe o quanto estou feliz!

Anja (cachinhos dourados):Não sei mesmo, vc não me contou.rs

Moço:Engraçadinha...

Anja (cachinhos dourados):Conte-me...

Moço:Não falei a você que ia em um grupo de jovens!

Anja (cachinhos dourados):Sim falou.

Moço:Então, eles são muito legais, e a Suzana tava lá...

Anja (cachinhos dourados):Suzana, quem é ela?

Moço:Lembra que falei pra você que gostava de uma menina.

Anja (cachinhos dourados):É mesmo menino, me conta o que aconteceu (com ar de afobação)

Moço-Faz ar de mistério.

Anja (cachinhos dourados):Me conta! To curiosa!

Moço:Ta bom, ta bom, eu falei com ela.

Anja (cachinhos dourados):E aí??????????

Moço:E aí que eu sou a pessoa mais feliz do mundo, ela disse que sempre gostou de mim.

Anja (cachinhos dourados):Ta vendo, depois você falava que Deus não existia.

Moço:É mesmo, eu era muito injusto

Anja (cachinhos dourados):Vamos rezar para agradecer.

Moço:Mas eu não sei rezar!

Anja (cachinhos dourados):Não tem problema, eu te ensino.

Anja (cachinhos dourados):Pai nosso...(ela fala e ele repete)

Moço:Nossa, estou me sentindo tão bem agora depois de rezar, porque será?

Anja (cachinhos dourados):Porque a oração é o remédio da alma.

Ele está comendo um sanduíche.

Ela pergunta: O que é isso?

Moço: É um sanduiche, quer um pedaço?

Anja (cachinhos dourados):Quero.

Ela cheira e depois da a primeira mordida, depois come fervorosamente.

Com a boca cheia diz: Que gostoso.

Ele com cara de desfonfiado diz, eu também adoro.

Moço:Ontem no grupo estavam falando sobre amar o próximo,mas eu não consigo amar todas as pessoas, existem pessoas que são muito más.

Anja (cachinhos dourados):Amar o próximo não é ser bobo e deixar que todos façam o que querem com você, amar o próximo e construir o bem no coração das pessoas e tentar levar Deus a elas, em certos casos uma construção demora muito tempo, mas quando você consegue termina-la depois ela se torna gratificante, mas em nosso caso os blocos que temos são o amor.

Moço: Jesus não diz que se baterem em uma de suas faces você deve entregar a outra, eu nunca faria isso.

Anja (cachinhos dourados):Nunca é uma palavra muito forte.Quanto ao que Jesus falou, ele quis dizer que se as pessoas forem injustas com você e você estiver certa, pode deixa-las falando sem dar muita importancia, porque o que é importante é invisível para os olhos.

Moço:Como o ar né?

Anja (cachinhos dourados):Sim vejo que você aprendeu!

Moço:Aprendi muito com você Cachinhos

Anja (cachinhos dourados):Fico feliz por isso!

Moço:Vc é um anja mesmo!Você vem dos céus.

Anja (cachinhos dourados):Todos podemos ser anjos, ajudando as pessoas, compartilhando o bem, fazendo com que os vazios sejam preenchidos.

Moço: Eu queria aprender a ser anjo.

Anja (cachinhos dourados):Então visite um asilo! Um orfanato! Um hospital do câncer!Alguma instituição de portadores de doenças físicas. Vc precisa aprender a conhecer a necessidade das pessoas para se tornar anjo.

Moço: Você fala como já conhecesse tudo no mundo, como uma sábia, quantos anos você tem?

Anja (cachinhos dourados):Sou novinha, só tenho uns 23.000.

Moço:23.000?-espanto

Anja (cachinhos dourados):Sim, porque?

Moço:Por nada!rs

Moço:Vc conseguiu mudar minha vida sabia?

Anja (cachinhos dourados):Ufa! Missão concluída.Uhuhu!!! Viva!! Iupi

Eu sou muito boa mesmo.Muito boa!!!Eu sou demais!!!!

Moço:Nossa, quanta felicidade.rsrsrs

Anja (cachinhos dourados):Ah, é por causa da mi..deixa pra lá.rs

Anja (cachinhos dourados):Moço, eu não sei seu nome, mas você sabe o meu.

Moço:Meu nome é Daniel

Anja (cachinhos dourados):Sabe o significado?

Moço:Não.

Anja (cachinhos dourados):Significa Deus é meu Juiz, então toda vez que você achar que está fazendo algo errado, pense do seguinte modo, “Deus aceitaria isso”,desse jeito você sempre trilhará o caminho do bem.

Moço:Você sabe tanta coisa, você é muito inteligente.

Anja (cachinhos dourados):Brigada.

Anja (cachinhos dourados):Vou ter que partir.

Moço:Foi muito bom conhece-la Cachinhos.

Anja (cachinhos dourados):Digo o mesmo Daniel.

Moço:Vc vai voltar algum dia?

Anja (cachinhos dourados):Sim voltarei, se meus pensamentos servirem como resposta

Moço:Não queria que você fosse-ele fala lhe dando um abraço.

Anja (cachinhos dourados):Nossa, isso é muito bom.

Moço: O que?

Anja (cachinhos dourados):Seu abraço

Moço:Vc gostou.

Anja (cachinhos dourados):Sim muito.

Moço:Quer outro?

Anja (cachinhos dourados):Quero.

Eles se abraçam novamente

Anja (cachinhos dourados):Vou ter que ir agora, adeus. Quando ver uma estrela no céu, pense que uma delas sou eu, de lá vou olhar por você

Moço:Adeus anjinha, fica com Deus!!

Anja (cachinhos dourados):Vc também.Beijo

Ela sai de cena e ele fica pensando.

Moço:Como sou burro, deveria ter pego o msn ou o orkut dela, ou até o e-mail, agora não dá mais né, fazer o que?

Ela volta pro céu e conta aos amigos: Gente é legal ser gente, eu comi um sanduíche, levei um beijo no rosto e ganhei dois abraços, é muito gostoso, só não gostei do dodói que fiz no meu dedo fiquei imprecionada como um furinho desse tamanhinho dói tanto assim.Lá conheci o Daniel, ele é gente fina, vou pedir pra Deus deixar eu descer mais vezes, é tão bom ajudar os outros.

Anjo 1: Nossa me deu até vontade de fazer o mesmo.

Anjo 2 e 3: Nós também queremos.

Ela fala olhando pro palco:

Gente, vcs acreditam em anjos?Fala sussurrando

Sua vida pode mudar hoje, eu me tornei humana até agora a pouco, vou lhes contar um segredo,vocês podem se tornar anjos na vida das pessoas, vcs são capazes disso.

Musica:Anjos de Deus (Padre Marcelo)

Música:Reunido aqui (Padre Marcelo)