PEDRAS NA EDUCAÇÃO DA PEDRA (EC)

- Juntem dez dessas pequeninas ásperas e substituam por esta maior quadradinha. Quando tiverem dez quadradinhas, vale uma lisinha um pouco maior. E se conseguirem dez lisinhas, pronto: È o mesmo que mil pequeninas ásperas. Estão vendo só como Matemática não é assim uma pedra no sapato?

- Pode sim! Pode escrever na parede. Daqui a uns séculos...

- Quanto é um século?

- Século são dez quadradinhas ou...? Quem sabe?

- Uma lisa?

- Perfeito!

- Daqui há uns séculos vão nos dar importância. Seremos famosos. Esses desenhos que vocês ficam fazendo na parede serão chamados de rupestres e interpretados como...

- Kamasutra dos Flintstones?

- Não, Joãozinho! Receberá uma análise antropológica, filosófica do espectro conceitual sobre a vida dos pré-cambrianos.

- Como?

- Eles nem imaginarão o que somos.

- Pare, Pedrinho! Não jogue seu material didático na cabeça dela... Pode machucar... Espere quando tiver uma namorada. Poderá usar um porrete.

- Quantas você engoliu, Pedrita? Amanhã não reclame...

- É verdade que no meio do caminho tinha uma pedra?

- Não se diz tinha... É havia...

- Era desmoronamento.

- O governo contratou qual empreiteira para tirar?

- De onde tiraram tanta bobagem? Cabeças duras...

- Para semana que vem estudaremos Guimarães Rosa?

- Quem é esse cara? Joga boliche com o Barney?

- Minha mãe disse que é o autor do “Burrinho Pedrês”, seu bobo...

- Bobo é você. A aula é matemática, não de gramática. São pedras diferentes.

- Literatura. Ai! Você me acertou uma áspera.

- Calma gente! Escutem um pouquinho, só... Podemos misturar as pedras... Isto é, nestes tempos o ensino é interdisciplinar. Um pessoal, depois de estudar muito, redescobrirá isso daqui a algum tempo. Umas lisinhas de anos. Entenderam?

- ...

- Não!

- O sinal! O sinal! Até amanhã, professora!

- Crianças! Cuidado! Não machuquem o dedo chutando o material didático. Nem maltratem os filhotes de dinossauros dos vizinhos.

- Ai! Amanhã eles voltam. Quem me ajuda a apagar a parede e guardar o material?

--------------------------------------------------------------------------

“Ser professor é literalmente carregar pedras desde aqueles pedregosos tempos”.

--------------------------------------------------------------------------

Este texto faz parte do Exercício Criativo - A Educação pela Pedra.

Outros textos em http://encantodasletras.50webs.com/pelapedra.htm

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 25/03/2011
Reeditado em 25/03/2011
Código do texto: T2869512
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.