É O NOVO! 03

Antes de começar a história, esclareço para a poetisa Sílvia Regina que estou escrevendo nesta seção porque não sei onde fica a RECORDAÇÃO, sugerida por ela no texto É O NOVO (II).

Bem, vamos ao caso: Estava eu, esta semana, no horário de almoço, e um colega de trabalho apareceu na copa. Começamos a conversar sobre tecnologias de sons automotivos. Ele disse que os pen-drives não falham nas estradas, por esburacadas que sejam. O CD engancha, pula, repete trecho da faixa, quando o carro passa por buraco ou pedra.

Agora é que chega a palavra-chave: Os toca-fitas não falham, mesmo quando a estrada é cheia de "CATABIOS". Fazia uns 20 anos que eu não ouvia essa palavra. Nem me lembrava mais de sua existência. Havia saído do meu léxico memorial.

Eu confesso que usei muito a palavra "CATABI" (pronunciava "CATABII", com um "I" tónico e outro átono, numa espécie de ditongo decrescente). Eu pensava que isso era invenção regional.

Um outro colega me disse que a palavra é CATABILHO. Deixa estar. Quando chegar em casa eu olho no dicionário.

Agora à noite de 24/06/2010, às 22h20, acabo de consultar o MICHAELIS, do UOL. Descobri que existe a palavra CATABIL, que remete a CATABI (quase como se pronuncia no Nordeste). E o significado é exatamente aquele da nossa conversa. Veja o MICHAELIS:

catabi

ca.ta.bi

sm Reg (Nordeste) Ondulação de terreno que provoca solavancos nos veículos; costela-de-vaca. Var: catabil.

Estimados leitores que não moram nem moraram no Nordeste, algum de vocês já havia utilizado esta palavra?

António Fernando
Enviado por António Fernando em 24/06/2010
Reeditado em 14/06/2012
Código do texto: T2339613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.