CRIANÇAS

Estendo-me sobre a cadeira de praia e fico a observar as crianças que brincam na piscina infantil.

Pulam com liberdade na água, como peixinhos felizes.

Nisso chega a monitora:

____ Tia, tia, tia ...

____ Vamos brincar de tubarão!

____ Viva, viva ...

____ Só para quem tem até seis anos.

____ Eu, eu, eu ...

____ Você tem mais de dez !

____ Não tia, só oito.

____ A brincadeira é assim, vamos tirar ponto pra saber quem será o tubarão, quem sobrar será peixinho ...

____ Eu quero ser tubarão !

Este que se apresenta é o menor de todos e tem mais ou menos cinco anos, esperto que só vendo, se mete na frente da turma e demonstra que nasceu pra pegar os outros.

A monitora o repreende:

____ Vai ter que tirar ponto como todo mundo. Sabem como é? Um dedinho e dois dedinhos, a maioria vence, quem sobrar sai.

____ Eu sei, eu sei ...

O malandrinho na hora do ponto sempre atrasa sua aposta, só mostra seus dedos depois que todos as apresentaram.

Assim, sempre ganha.

É um tubarão nato.

A tia faz que não vê.

____ Vou explicar melhor. Todos, menos o tubarão, serão peixinhos e ficam nadando na piscina. O tubarão corre atrás e quem ele alcançar também vira tubarão e vai ajudar no pega. Ganha aquele que restar peixinho por último.

____ Ah! Lembrando que quem sair da piscina pra fugir do tubarão vira tartaruga. Se voltar pra água vira peixinho de novo. Mas ninguém vai querer ser tartaruga ...

Para reforçar, faz cara de contrariedade aborrecida:

____ Alguém quer ser tartaruga?

____ Eu não, eu não, eu não ...

____ Então vamos começar.

____ Tia, eu quero ser foca!

____ Não tem foca na brincadeira.

____ Mas eu quero ser foca! Quero ser foca, quero ser foca ...

Num instante tem meia dúzia de crianças gritando:

____ Quero ser foca, quero ser foca ...

____ Tá bem, quem quiser é foca. Agora o tubarão têm que pegar peixinhos e focas.

____ Podem começar.

Maior corre-corre, o tubarão é mesmo o bicho, pequeno na idade e no tamanho mas ligeiro que só mesmo vendo de novo.

De saida pega dois peixinhos, com a firmeza de um predador.

Rapidamente os mais assustados saem da piscina.

Viram tartarugas.

Por essa a tia não contava.

É vantajoso ser tartaruga, porque além de fugir do tubarão, que é mesmo o demônio em forma de gente esse moleque escolhido, podem ficar em segurança e ganhar petisco das mamães.

Não demora a piscina está rodeada de tartarugas.

____ Crianças, voltem pra piscina, assim não tem graça ...

Monitor de brincadeira infantil, taí uma profissão que não indico pra ninguém.

.........................

Janeiro / 2.010

Samuel Sajob

Obrigado pela leitura.

Sajob
Enviado por Sajob em 06/01/2010
Código do texto: T2015128
Classificação de conteúdo: seguro