UM BANQUETE NO CÉU (EC)

Justina era uma boa pessoa.

Humilde, generosa, boa esposa e mãe, compreensiva, não invejava ninguém e estava sempre pronta para servir.

Todos que a conheciam a estimavam e, quando ela faleceu, acreditaram que ela fosse direto para o Céu.

Até ela tinha certeza disso, pois, durante toda sua vida, procurara agir da melhor forma possível.

Mas, chegando à porta do Paraíso, um Anjo a impediu de entrar,

Admirou-se:

- Como assim? Sempre procurei ser correta, onde foi que eu errei?

- Você pecou pela gula.

- Gulosa, eu?

- Sim. A prova é que estava no mínimo 20 quilos além do seu peso ideal.

- Mas eu fui ao médico, tomei remédios, não tenho culpa se o meu tipo físico é este.

- Mas não fez o regime... comeu demais...

- Bem... eu tentei... mas é muito difícil. Você que é Anjo talvez não saiba, mas para o ser humano a alimentação é a primeira de todas as necessidades. Movidos pela fome, podemos cometer loucuras.

- Você como a maioria dos humanos não sabe o que é fome, pois sempre comem mais do que o necessário para viver. Além disso, você é a culpada da gula de outras pessoas.

- Culpada dos pecados dos outros. Isso já é demais!

- Culpada, sim. Não era você que oferecia petiscos às suas visitas, mesmo que não fosse hora de refeição e ninguém estivesse com fome?

- Isso faz parte de nossa cultura. Sempre oferecemos alguma coisa para as visitas comerem

- E pecarem pela gula, não é?

- Eu nunca havia pensado nisso.

-E as empadas que você dava para o porteiro do prédio? Por acaso ele precisava comer empadas no meio da tarde?

- Nossa! Você está sendo muito rigoroso em seu julgamento.

- Bem, quem vai dar a última palavra é o Senhor Deus. Só ele sabe realmente o quanto você teve de culpa.

O Anjo se afasta e, momentos depois, retorna com a boa notícia:

- Justina! O Senhor lhe perdoou! Você pode entrar e participar do Banquete Celestial!

- Banquete?! Oooba!

**********************************************************************Este texto faz parte do Exercício Criativo “Pecados Capitais”

Maith
Enviado por Maith em 22/05/2009
Código do texto: T1608280