CAUSOS DE POLÍTICA

Sobre o palanque, o político, enche o peito e cheio de orgulho diz:

- Se eleito for, vou construir uma ponte neste local.

Um morador, muito do abusado, grita no meio da multidão.

- Mas aqui não tem rio!

Sem modéstia, o político, retruca, rapidamente.

- Com a verba que eu consegui trago o Tietê pra cá e transformo este local em pólo turístico regional.

Em outro local.

- Temos que dá um basta nesta administração, que está levando a nossa cidade para um caos total. - diz aos berros um candidato a prefeito.

- Mas o senhor é que é o prefeito.

- Então temos que trocar todos os vereadores que estão atrapalhando minha administração, o que esta levando nossa cidade a falência, há um caos total.

Não muito distante dali.

- Todo mundo ta dizendo por aí para vocês não votarem em mim, por que sou do mesmo partido do presidente, gostaria de dizer algo para vocês, sou do mesmo partido que ele, e não tenho vergonha nenhuma em admitir, no entanto gostaria que vocês entendessem que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Entenderam?

- Olha José, aqui esta aquilo que você me pediu.

- Mas Doutor, aqui só está a parte debaixo da dentadura.

- A parte de cima, só depois das eleições.

De repente, aquela pessoa, que, há vários anos não lhe cumprimentava o encontra no barzinho.

- Carlos! Quanto tempo!

- Quanto tempo? – pensa, todos os dias estou aqui e ele passa e finge que nem me vê.

- Meu amigo – diz abraçando-o – Tudo com você! Roberval – diz para o dono do bar – Uma cervejinha para nós. Vamos, diga-me como esta sua vida, você casou? Ou continua só pegando as gatinhas.

Conversam por horas.

- Bem há conversa esta muito boa, mas, tenho que ir. Olha vou deixar um “santinho” para você. Você sabe né, sou candidato a vereador. Dá uma força para esse tem amigo, que lhe quer tão bem. Espera aí, tomas vários, aí você me ajuda da um pra patroa, pro seus familiares, pros amigos. Valeu heim. Muito Obrigado. E não se esqueça, conto com você.

- Dizem por aí, que eu roubo. Dizem por aí que sou mentiroso. Quero mais uma chance, para provar para vocês, que eu mudei, e, se eu for eleito, juro que não vou, nunca mais, mentir. Por isso conto com vocês, afinal, todos merecem uma segunda chance.

No palanque.

- Vocês sabem muito bem, que, a saúde dessa cidade, esta um caos, faltam médicos, faltam profissionais de enfermagem, por isso, se eleito for, eu, como médico a trinta anos, prometo investir para que nos tornemos centro de referência em saúde no estado, quiçá, no país, por isso conto com seu voto, e vamos melhorar a qualidade de atendimento nos postos de saúde, nos prontos socorros, enfim, transformar a nossa cidade, dando mais qualidade de vida a todos.

Entre a multidão, um rapaz pergunta.

- Mas o Senhor já foi até secretário da saúde da cidade e não fez nada, não mudou nada, piorou a situação, isso sim.

- Ser secretário é uma coisa, prefeito é outra. Eu, que tenho, também, experiência como secretário da saúde e sei dos problemas e necessidades de tal secretaria, quando prefeito, com certeza, trabalharei, e melhorarei, e, muito, a saúde de nossa cidade. Minha experiência como secretário da saúde me dá esta capacidade. Portanto, não se esqueçam, no dia da eleição vote em mim e podem ter certeza de que tudo vai mudar e para melhor.

- Se eu for eleito, vou construir o maior aeroporto do país na nossa cidade, ele não vai ser só o maior, mas, também, o mais moderno.

- Mas, senhor – pergunta um dos ouvintes – nossa cidade tem somente 5000 habitantes, para que um aeroporto tão grande, afinal, para que, um aeroporto em nossa cidade.

- Caro amigo, esta, vai ser a maior obra do nosso município, e você pode ter certeza, depois de pronto o nosso aeroporto, nossa cidade vai entrar para história, eu vou entrar para história, como um prefeito de visão. Vocês vão ver como a nossa cidade vai melhorar depois deste aeroporto, vocês verão o quanto nossa cidade vai crescer. Por isso, digo, votem, em mim, um prefeito empreendedor, de visão, um prefeito que levará a nossa cidade diretamente ao futuro e sem escalas.

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 24/09/2008
Código do texto: T1194599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.