A verdadeira história do Brasil - Parte 2

Parte 2.

Partiu de Portugal a caminho das Índias no mesmo dia, Carlo, o tripulante que ajudou Cabralli ou Cabral, como lhes convier chama-lo, fez um trabalho tão perfeito que, Cabral transformou-se no comandante da frota.

- Onde estão as demais caravelas? – perguntou Cabral a Carlo.

- Senhor o senhor devia saber que segundo informações devíamos sair de Portugal com treze caravelas e aproximadamente 1000 homens, mas o orçamento, o senhor sabe né, contenção de despesas, só somos três caravelas e uns 50 homens, no entanto gostaria de frisar ao senhor que no diário de bordo deverá constar as 13 caravelas e 1000 homens, vai ficar mais pomposo, bonito, entendeu.

- Sim, sim, entendi, aliás, o senhor nem deveria me alertar a respeito disso, pois, estava inteiramente a par desses assuntos – diz baixinho – ou se esqueceu de onde eu venho, eu só estava testando o senhor, aliás, qual é a sua graça.

- Carlo, estou a sua inteira disposição.

- Sim, sim, Carlo, a coroa portuguesa, com certeza não se esquecerá de ti, pode ter certeza que serás bem recompensado.

- Agora, tome conta do leme e mantenha esta direção que vou tirar uma soneca.

- Mas senhor eu...

- Eu sei, eu sei, você não pode tomar o leme, afinal ainda não é capitão, mas pode ficar tranqüilo, você é o capitão substituto, nomeio-ti agora.

- Não existe este cargo senhor. Mas é que...

- Claro que existe, se eu quiser que ele exista, certo.

- Com licença.

Pedro sai.

- Droga – diz Carlo – como vou dizer a ele que eu não sei dirigir esse trem, ou melhor, este navio, caravela, sei lá qual é a diferença, navio, caravela tudo anda na água mesmo, ou bóia na água, sei lá e trem de onde eu tirei esta palavra, trem... trem... gostei... acho que trem vai ser algo muito importante...trem... la vem o trem... taí gostei deste nome...trem...

De repente, na altura da Guiné, surge uma tempestade, e Carlo, diante de toda a sua ignorância, perde o controle da caravela, mudando, assim, a rota. Ao mesmo tempo, mesmo sem entender o porquê da mudança de rota, as demais caravelas seguem a rota de Cabral.

Carlo, sabendo do que fizera, corre para a cabine do capitão, onde, acorda Cabral, comunicando-o sobre o ocorrido.

- Capitão, capitão, acho que estamos perdidos?

- Porque você diz isso.

- É que, na tempestade, eu perdi o leme, e o nosso barco rodou várias vezes...

- E Eu que achava que tinha tomado vinho demais, vinho bom este heim!

- Senhor, não estou brincando, acho que saímos da rota, acho não, tenho certeza.

- Não acredito que você fez isso, seu... Seu... Idiota... Incompetente... Retiro-lhe o cargo de Capitão substituto, agora mesmo... E agora? Será que tenho que pensar em tudo, aqui, esta contenção de despesa acaba comigo, o Rei não poderia ter me nomeado um ajudante, assim, não precisaria da ajuda de um... de um... Deixa pra lá.

Rapidamente, Cabral sai de seus aposentos, indo até o leme, olha a bússola, olha para os lados, olha para o céu, e diz desesperadamente – Agora, Danou-se!

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 03/09/2008
Código do texto: T1159783
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.