DIA INTERNACIONAL DA MULHER (Reprise com resenha)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Nós somos quais idiotas. Pior que cegos porque não conseguimos observar o óbvio. Foi necessário a instituição de uma data para que reconhecêssemos a importância da mulher. Por que apenas um dia e não o ano inteiro de homenagens criativas? Uma rosa não se colhe em dum só dia. É preciso cultivá-la, regar, podar a roseira. Tarefa prazerosa, apesar dos espinhos. Aliás eles estão ali, não para nos machucarem, antes para nos advertirem da fragilidade da roseira, que inspira cuidado e afeto. Se a tratarmos com carinho e dedicação, certamente seremos recompensados pela rosa, sua beleza, seu perfume, seu frescor.

Desperdiçamos 364 dias no ano, para reconhecer em apenas um o valor que a mulher, merecidamente tem. Vivemos cercados de, pelo menos, três delas. Uma é a nossa querida mãe, que nos ama incondicionalmente. Outra, a esposa amada, companheira, ajudadoura, incansável. Ainda temos nossas filhas, pérolas preciosas. São elas a razão de nossa existência. Contam exatamente a nossa trajetória – de onde vimos, onde estamos e para onde vamos.

Não esperemos tanto tempo. Cada dia é dia de a homenagearmos.

Demo-lhes o lugar de honra, cá dentro do peito. Nem mais abaixo nem mais acima, mas ao seu lado. Um esteio do outro. Amar é se dar ao outro sem esperar nada em troca. A reciprocidade será evidente.

*************

A crônica “Dia Internacional da Mulher – 8 de Março…” do escritor Bosco Esmeraldo apresenta uma perspicaz reflexão sobre a forma como a sociedade aborda a celebração da mulher. O autor começa de maneira contundente, utilizando a metáfora da idiotice para criticar a falta de reconhecimento cotidiano da importância das mulheres. Ele questiona a necessidade de uma data específica, argumentando que deveríamos homenagear as mulheres durante todo o ano, de maneira criativa e constante.

A imagem da rosa é habilmente empregada para ilustrar a necessidade de cultivar o reconhecimento à mulher ao longo do tempo, comparando-o ao cuidado com uma roseira. A presença dos espinhos na metáfora destaca a fragilidade que deve ser tratada com carinho e atenção, sugerindo que os obstáculos são, na verdade, alertas para a delicadeza que inspira cuidado e afeto.

O autor aponta a ironia de dedicarmos apenas um dia, o 8 de março, para reconhecer o valor da mulher, enquanto desperdiçamos os outros 364 dias do ano. Ele destaca a importância das mulheres em diferentes papéis na vida cotidiana - mães, esposas e filhas - e enfatiza a necessidade de homenageá-las diariamente, reconhecendo-as como a razão de nossa existência.

A crônica conclui com um apelo poderoso para não esperar tanto tempo para homenagear as mulheres, sugerindo que devemos conceder-lhes um lugar de honra dentro de nossos corações. O autor promove a ideia de um relacionamento equitativo, onde ambos os lados são um suporte mútuo, e destaca que amar é se doar ao outro sem esperar recompensa, com a confiança de que a reciprocidade será evidente. A mensagem final é um chamado à valorização constante das mulheres e à construção de relacionamentos baseados no respeito e no reconhecimento mútuo.

****

By: Ezra Ganan Otiôti.

Alelos Esmeraldinus e Ezra Ganan Otiôti
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 08/03/2024
Código do texto: T8015011
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.