Maria Lata D'água

 

Seu nome é Maria Mercedes Chaves Roy. Nasceu em Diamantina, Minas Gerais, tornou-se passista no carnaval carioca a partir de 1949, a princípio pelo Salgueiro, depois pela Portela. Aprendeu a sambar com uma lata cheia de água na cabeça. 

Em 1952 os compositores Luís Antonio e S. Júnior fizeram em sua homenagem o samba "Lata d'água na cabeça", que foi grande sucesso na voz de Marlene. E eu ouvi muito essa canção na minha infância!

Em1990, após muitos anos desfilando, Maria Lata D'água entrou para a comunidade católica Canção Nova, graças ao apostolado do Padre Jonas Habib, tornando-se missionária católica.

Eu a vi em diversas ocasiões no programa Santo Terço, da TV Canção Nova. Só então soube de sua existência real, embora conhecesse o samba.

Há poucas semanas tornei a vê-la na Canção Nova, já com 90 anos e em cadeira de rodas, mas lúcida e puxou uma dezena de terço.

Abaixo uma entrevista na TV Canção Nova, vale a pena assistir essa pessoa admirável, que trocou o carnaval pelo serviço de Cristo.

 

https://youtu.be/e07c6BpWGPQ?si=xm6h9U6_GVprmJT1