※Carlos 1902※

 

247 – No dia 31 de outubro de 1902, nascia um dos nomes mais icônicos da literatura brasileira e mundial, Carlos Drummond de Andrade. Este grande poeta, cronista e contista brasileiro deixou um legado literário que continua a inspirar gerações e a conquistar corações com sua poesia reflexiva, profunda e acessível.

 

Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira, Minas Gerais, é conhecido por sua habilidade única de capturar a complexidade da vida humana e da sociedade em seus versos. Seu estilo literário se caracteriza pela simplicidade aparente, que esconde profundas reflexões sobre temas como o amor, a passagem do tempo, a política e a existência humana.

 

Foi um autor extremamente prolífico ao longo de sua carreira e produziu diversas obras notáveis. Alguns de seus livros e coletâneas mais importantes incluem:

 

 

"Alguma Poesia" (1930): Este é seu livro de estreia e marcou o início de sua carreira literária. A obra apresenta uma poesia mais leve e lírica, com elementos modernistas.

 

"Sentimento do Mundo" (1940): Neste livro, Drummond aborda temas políticos e sociais, além de questões existenciais. Ele reflete sobre a Segunda Guerra Mundial e a situação global da época.

 

"Claro Enigma" (1951): Uma das obras mais influentes de Drummond, este livro é conhecido por sua poesia introspectiva e reflexiva. Aborda questões filosóficas, a passagem do tempo e as contradições da vida.

 

"A Rosa do Povo" (1945): Este é um dos livros mais celebrados de Drummond e aborda temas como a guerra, o amor, a solidão e a política. É considerado uma obra-prima da poesia brasileira.

 

"O Câncer" (2000): Publicado postumamente, este livro reúne poesias escritas por Drummond durante seu tratamento contra o câncer. Reflete sobre a doença e a proximidade da morte.

 

"Poesia Completa" (1964): Esta é uma coletânea abrangente de toda a obra poética de Drummond até a época. É uma referência importante para estudiosos e amantes da poesia do autor.

Monica da Costa
Enviado por Monica da Costa em 31/10/2023
Código do texto: T7921404
Classificação de conteúdo: seguro