MESTRE ZÉ ESTÊNIO DA CULTURA POPULAR

"Zé Estênio, a sua arte nunca será esquecida, pois carrego o seu violão e prossigo a sua cantiga", - Giordano Bruno.

 

Zé Estênio, foi grande Mestre da Cultura, no Cariri Cearense. Não foi titulado pela Lei Estadual, não deu tempo, mas sua arte de raiz o qualificou como tal. Por décadas liderou a tradição do Reisado, no Distrito de Santa fé, Município de Crato, Ceará. Gerações das comunidades dos Sítios Baixa do Maracujá e Santo Antonio compartilharam de sua voz potente e suas peças musicais, que davam originalidade e autenticidade a sua arte.

 

Zé Estênio viveu toda sua existência no Sítio Baixa do Maracujá, onde nasceu em 06/01/1937 e fez sua passagem em 24/09/2012. Deixou no imaginário da família e da comunidade esta cultura genuína, guardada no relicário simbólico da Chapada do Araripe.

 

Suas peças musicais e seu canto, sua viola e o gosto pela poesia inspiraram várias gerações a cultivar o dom da música, das cantigas e da moda de viola: filhos, netos, sobrinhos, parentes diversos herdaram o seu dom. O grupo de Reisado infelizmente não continuou, pois faltou o incentivo e a persistência que tinha o Patriarca Zé Estênio, que passou muitos anos enfermo e dependente da hemodialise, mas sua família e a comunidade herdaram muitos valores culturais deste mestre querido, Tio Zé Estênio.

 

O cantor e compositor Giordano Bruno, sobrinho e admirador do mestre Zé Estênio lançou CD autoral onde consta a faixa "Reclama a Moça". De forma original, "esse reclame de amor é uma estória inventada, inspirada no meu tio-avô e nos filhos da chapada", que traduz a vida de Zé Estênio e sua linda história de arte, terra, reisado, poesia e o grande amor de toda uma vida que atende pelo nome de Natalícia, carinhosamente Nina (Tia Nina)... Vale muito conferir! Do refrão de uma peça de Reisado, Giordano recria e expande a história de Zé Estênio.

 

Crédito das fotos: do arquivo de Maria Nilde Apolinário

 

https://youtu.be/nvhZHM49iJo?si=-lRLvVKQOu9QJP9k 
confira a música no canal do YouTube de Giordano 

 

#sintesescriativas

#culturadocariri

#mestredereisado

#arte #cultura