TRIBUTO A EDVALDO FREITAS DA SILVA.

Como disse o poeta, nenhum homem tem a consciência de seu destino e a certeza de seu valor se ignorar seu passado. No entanto, o passado de Edvaldo não se resume ao que aconteceu, mas ao que permaneceu do passado...

Edvaldo não viveu para ser notado, mas para que sua ausência fosse sentida, especialmente na política de nossa terra...

Ele foi incansável na busca pela excelência e nunca se deixou abater diante dos obstáculos e adversidades da vida. Quando a morte finalmente chegou, não levou consigo um homem fraco, mas um guerreiro cujos valores perduram.

Portanto, prestarei homenagem a um homem digno, a quem eu tinha uma grande amizade, uma profunda admiração e respeito por seus princípios morais.

Como disse o filósofo Epicuro, a maior dádiva da sabedoria para a felicidade na vida é a amizade. Ao aceitar um amigo, aceita-se um laço de alma que perdura até a morte.

Edvaldo era um amigo de coração acolhedor.

Sua vida e sua história não podem ser esquecidas, negligenciadas, ou desprovidas do reconhecimento que merecem por suas contribuições na luta política por uma cidade mais justa.

As ações humanas do ex-prefeito Edvaldo Freitas não podem ser separadas das comemorações do centenário de sua terra natal. Mesmo à medida que o tempo passa e as memórias enfraquecem, devemos nos esforçar ao máximo para que as lembranças de Edvaldo alcancem as proporções de grandes figuras.

Ele era um político que sabia como dialogar e era um ouvinte atento. Sua percepção do que era justo o capacitava a compartilhar razões e fundamentos. Um líder natural que viveu com ética e respeito pelos outros.

Ele sabia unir palavras, sentimentos e ações, guiado por princípios. Um visionário admirável que conduzia mudanças e negociava com diplomacia... Um empreendedor que estava disposto a assumir riscos e a tentar o que nunca havia sido tentado antes.

Edvaldo era um sacerdote virtuoso. Sua maior virtude era a generosidade. Ele tinha uma disposição inata para fazer o bem e se importar com os outros.

Sua benevolência e bondade franciscana eram sublimes.

Lembrar de Edvaldo nos faz refletir sobre o passado com sabedoria e maturidade, não com melancolia, mas com a finalidade de aplicar aprendizados eficazes no presente.

Edvaldo será sempre lembrado por mim por sua semelhança de pensamentos, ideias e sentimentos. Ele era um homem que abraçava tanto a vida urbana quanto a rural, relembrava sua infância e honrava sua origem.

Um tradicionalista que mergulhava no passado em busca de memórias perdidas.

Ele não buscava uma vida complicada, tinha um senso de humor excepcional, era um homem de hábitos simples e alma cigana. Sabia quando falar e quando calar, e, acima de tudo, sabia ouvir...

Como disse o poeta, um homem ético constrói sua história e deixa um legado. Edvaldo escreveu sua história na política como um construtor de caráter, um propagador de nobres atitudes e um amigo confiável...

Legislamos juntos de 1976 a 1982. Portanto, posso falar com autoridade sobre a grandeza de seu caráter. Ele foi um vereador incansável em busca da excelência, um legislador dedicado à ética e que repudiava a hipocrisia.

Ele se despediu da vida, mas deixou um grande legado na política de Santo Estêvão. Aqueles que valorizam a moralidade e a honradez reconhecem a grandeza de suas realizações.

Lembrar de seus valores pessoais é importante. No entanto, reconhecer e agradecer por suas realizações criará um ambiente mais propício para a nossa história.

Como seu amigo e alguém que apreciava suas qualidades, não posso deixar de prestar este justo tributo "In memoriam" ao amigo que deixou uma marca indelével em nossos corações e em nossa história.

EDVALDO vive no panteão de nossa história!

Manoel Lobo,

julho de 202.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 21/10/2023
Código do texto: T7914053
Classificação de conteúdo: seguro