CARLOS GONZAGA

 

José Gonzaga Ferreira, nascido em Paraisopolis, Minas Gerais, em 10 de fevereiro de 1924, está portanto com 99 anos. Conhecido pelo nome artístico de Carlos Gonzaga, é um dos verdadeiros precursores do rock brasileiro.

Quando do recente falecimento de Rita Lee foi dito ter sido ela uma pioneira do gênero no Brasil. Mas Rita Lee e muitos outros nomes surgiram na década de 1960. Os pioneiros do nosso rock surgiram de fato na década de 1950, nos calcanhares dos criadores do gênero nos Estados Unidos.

Podemos lembrar Caubi Peixoto, Lana Bittencourt, Roberto e Erasmo Carlos, Cely e Toni Campello, Célia Vilela, Eduardo Araújo, o quarteto The Golden Boys, entre outros, e claro, Carlos Gonzaga.

No repertório de Carlos Gonzaga (muito elogiado por sua voz excelente) estão diversas versões como "Oh Carol", "Diana" e "Bat Masterson". Ele também gravou "Carango", um dos muitos rocks de veículos que surgiram naqueles tempos. Podemos lembrar "Meu "karman guia" com Adilson Ramos, "O homem da motocicleta", com Erasmo Carlos, "O calhambeque" com Roberto Carlos, "Ford de bigode" com Rossini Pinto, "Playboy de bicicleta" com Robson Gil.

Mas a canção gravada por Carlos Gonzaga que eu mais aprecio por seu conteúdo romântico é "Canta Maria", que ainda não achei no YouTube. "Canta, Maria/a melodia da vida/canta que a vida é um dia, a vida é bela, minha Maria..."

Imagem do YouTube.

Segue abaixo o código de acesso para ouvir Carlos Gonzaga cantando "Bat Masterson" (famosa série da televisão) num vídeo do YouTube, infelizmente sem filmagem, só com foto.

 

https://youtu.be/YR6E9hyo-OI