Dia internacional da língua materna

Dia Internacional da Língua Materna

Uma triste realidade!

Onde pra ser reconhecidos ou ter direitos a mostrar que sobre a língua dos pais também se pode aprender, também foi necessário morrer.

Quantos ainda vão ter que morrer?

Em prol de uma causa um bem maior.

O dia internacional da língua materna

Passou a ser comemorado todos os anos no dia 21 de fevereiro.

Foi gerada uma manifestação pois em 1948 o governo paquistanês definiu o urdu como idioma oficial, mesmo com a maioria da população da parte oriental

falando bengali.

Em 1952 os estudantes se mobilizam

Pedindo o reconhecimento de sua língua materna chamada bengali.

Eles queriam que essa língua fosse a língua nacional do Paquistão.

Este movimento em prol da inclusão do bengalês começou quando Muhammad Ali Jinnah, general paquistanês, declarou que o idioma Urdu passaria a valer como língua oficial tanto no Paquistão do Oeste, como no Leste (local que tinha como língua principal o bengali).

Depois da tragédia acontecida com os jovens, que lutaram a favor do idioma o qual era ensinado desde o nascimento e por seus antepassados.

Não foi em vão aquela tragédia.

Criada pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em 17 de novembro de 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objetivo de promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações.

Além disso, esta data também convida a todos os países membros da UNESCO e suas matrizes a refletirem sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.

Quantas mortes ainda vai ter que acontecer, em prol de um bem maior?

Somente o tempo vai dizer!

Meire Perola Santos ©