País da miscigenação ll

Pais da miscigenação ll

Quem de fato é o brasileiro?

A princípio a terra tinha dono, os nativos do lugar já haviam constituído suas tribos, adoravam seus deuses, haviam construído família e já haviam entre si diversas línguas e culturas.

Mas ainda não era esse o país que conhecemos, que já possuía diversos nomes e continuou sendo renomeado por muito tempo.

Algum português achou que a terra precisava de dono, e trouxe consigo, mães, pais, padres, e tentou colonizar o espaço, não satisfeito, buscou na África mão de obra para o crescimento do lugar, mas sem saber, trouxe nos navios a rica cultura de todo um povo, que mesmo já formando, continuou aqui, construindo algo.

Talvez achassem que a terra não tinha dono, mesmo tendo quem morasse nela, mas não sabiam que estavam construindo o que hoje chamamos de Brasil, o que hoje chamamos de lar, que possui a maior riqueza étnica e cultural que se pode existir, porque, apesar de haver moradores antes de toda essa mistura de gente, esse lugar só se tornou lar, porque abrigou, e abençoou cada cidadão que aqui construiu a vida, que aqui amou e foi amado, misturou e foi misturado, que fez cada habitante, ser chamado de brasileiro, o povo misturado, o retrato mais belo e rico da miscigenação.

Meire Perola Santos ©