DENTRO DO MAR DE MARIA BETHÂNIA TEM PROSA E POESIA

DENTRO DO MAR DE MARIA BETHÂNIA TEM PROSA E POESIA

Christiano Fagundes

“Eu que não sei quase nada do Mar”(1) sei que o mar de Maria Bethânia tem prosa e poesia; tem Guimarães, Clarice e Cecília; tem Iansã, mãe Menininha e Maria.

Sei que Bethânia é “a dona do raio e do vento” (2) e da ventania de Iansã e que guarda, na Cartola, o “doce mistério da vida” (3), feito “pedrinha de Aruanda” (4).

Com a ajuda de Nara Leão, foi que tudo começou. “A hora da Estrela” (5) logo chegou! O mar de “Maricotinha” (6) possui “a força que nunca seca” (7) e “a terceira margem do rio” (8).

Como navegar é preciso, na canoa de Maria Bethânia, navegam Vinícius, Caetano, Chicos, orixás, “gente humilde” (9), “Teresinha” (10), sinhás secadas e dona Canô.

“Mesmo com o todavia”, é preciso “brincar de viver” (11), passar uma “tarde em Itapoã” (12), tirar “um dia pra vadiar” (13), observando o “luar do sertão” (14), pois “felicidade se acha é em horinhas de descuido.” (15)

Maria Bethânia, “quem te viu, quem te vê” (16)! E “o importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas- mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou” (17). E a gente vai levando, com muito orgulho, essa Dama da MPB.

(1) música interpretada por Maria Bethânia no CD Pirata, composta por Ana Carolina e Jorge Vercilo; (2) música do CD Mar de Sophia; (3) música interpretada por Maria Bethânia; (4) música interpretada por Maria Bethânia; (5) título de show de 1984 e nome de uma das obras de Clarice Lispector; (6) título de DVD lançado em 2001; (7) título de Show e de CD, lançados em 1999; (8) título de obra de Guimarães Rosa; (9) música interpretada por Maria Bethânia, composta por Vinicius de Moraes e Chico Buarque; (10) música interpretada por Maria Bethânia, composta por Chico Buarque; (11) música interpretada por Maria Bethânia; (12) música interpretada por Maria Bethânia, composta por Vinicius de Moraes; (13) música interpretada por Maria Bethânia, composta por Totonho Villeroy; (14) música interpretada por Maria Bethânia, composta por João Pernambucano e Catulo da Paixão; (15) texto de autoria de Guimarães Rosa; (16)música interpretada por Maria Bethânia; (17) texto de autoria de Guimarães Rosa.