Memória Póstuma

Novo Progresso se deu o encontro dos dois grupos em outubro de 1976, deixando ai a pedra fundamental em memória dos que perderam as suas vidas. Neste artigo vamos falar de um sonho de muitos anos. Como, tudo na vida há certo desafio; não podemos deixar passar aqui em branco; quem sabe um dos maiores desafio encontrado em meio a esta grande obra de integração e desenvolvimento da BR 163; em meio à floresta Amazônica. Começamos pelos civis e militares nesta frente pioneira, que aqui perderam as suas vidas heroicamente; ainda na década de 70, que não podemos deixar morrer essa memória; divulgando para quem não tem conhecimento do fato e não tem condições de ir até lá. O trecho que liga Cuiabá a Santarém fica dentro do município de  obra. Onde um grupo vinha sentido de Santarém a Cuiabá e outro ia ao sentido de Cuiabá a Santarém; todos os dois grupos com um só objetivo. O de ligar a BR 163; de Cuiabá a Santarém e vice e verso. Esta Homenagem Póstuma da pedra é dos que vinha sentido a Cuiabá. Sendo que no trajeto perderam suas vidas. Não tenho informação exata da causa da morte de cada um. De uma coisa tenho certeza que estes homens valorosos morreram na luta por este desenvolvimento.

SGT _ ALCIDES FRANÇA

SGT _ BRUNO DA SILVEIRA

CB FRANCISCO F. DE HOLANDA

SD _ JOSÉ MARTINHOS DE SOUSA

SD _ JOSÉ RAIMUNDO B. VINENTE

CV _ JOAQUIM REINALDO NUNES

CV _ MANOEL DA LUZ VALLE

Neste outro lado temos a placa dos civis e militares que perderam as suas vidas sentido Cuiabá Santarém:

SGT _ RONALDO SEVERINO DE OLIVEIRA

SGT _ INIPOMOCENTE B. GUIMARÃES

SD _ ODIR GONÇALVES VIANA

SD _ JOAQUIM FRANCISCO O. FONSECA

SD _ ONOFERINO DE OLIVEIRA

SD _ AMANCIO ELPIDIO DE ARAUJO

VC _ ANTONIO STUMPP

CV _ ALTAIR DA SILVA OLIVEIRA

CV _ AIRTON DE CAMPOS BORGES

CV _ SERGIO DEMARCHI

CV _ NELSON ANDREOZZI

CV _ ARMANDO DOS SANTOS

CV _ IRON FERREIRA DA SILVA

CV _ ANTONIO TEIXEIRA BARBOSA

CV _ JOÃO BATISTA

CV _ ANTONIO PRAXEDES DE SOUZA

CV _ ANTONIO ARRUDA DE MORAES

CV _ ORBELINO ARMANDO DE LIMA

CV _ DOMINGOS DE ARRUDA BOTELHO

CV _ ELSON DOMINGUES DE ALMEIDA

CV _ VALDIR DE CARVALHO

A BR 163 está em franco desenvolvimento; o que Novo Progresso não fica atrás do mesmo; o'que devemos a estes Heróis acima.

Acredita se, que Novo Progresso Estado do Pará tem aí mais uns 30 ou 40 anos de desenvolvimento, pelo menos. Então, não vai parar por aí, pois as oportunidades de crescimento são visíveis, elegendo aí em primeiro lugar o fator Educacional como um dos vetores para o crescimento do município. Outro fator muito importante que deve ser eleito é o fator da Saúde. Neste alavancar podemos ponderar que o fator educação levará aos jovens a não necessidade de migrarem para outras cidades em busca de suas formações superiores. Uma vez assim, Novo Progresso, com certeza se destacaram no maior desenvolvimento do Sudoeste do Pará; com a ideia de que o progresso desta juventude e desta jovem cidade não para por ai, sendo que acaba por puxar o desenvolvimento, uma vez que se busca a movimentação do mesmo. Que inevitavelmente, acelerar o que está no papel, como os projetos que já se encontram nas mãos dos órgãos competentes do município e das empresas já instaladas e consolidadas. As empresas que estão em Novo Progresso desde seu desbravamento acreditando e apostando no desenvolvimento da cidade. Sendo para todos os pioneiros, uma grande honra ter enfrentado aqui os grandes desafios que fez e fará de toda uma grande potência junto a este imenso desenvolvimento.

Quando há muitos anos atrás aqui chegaram muitos se acham fora da realidade do Pará, mas esta realidade se pode dizer que já se alcançou na região, e hoje pode se, sentirem orgulhosos em terem sidos os pioneiros desta projeção; um sonho que já é visivelmente palpável.

O que faz das pessoas que acreditaram e aqui se instalaram, apostando todas as suas forças, se encherem de orgulho. Somando suas competências de trabalhos em uma cidade que acolheram em seus trabalhos árduos, onde o desenvolvimento de inovação tecnológica construtiva, com a sede de crescimento em renovação é sem dúvida nenhuma, a oportunidade do conhecido “Novo Brasil”; sendo ao mesmo tempo uma “Nova Fronteira”, que se acredita em um desenvolvimento sustentável atendendo as necessidades da população na busca de melhor qualidade de vida.

A parte urbana, os vários estabelecimentos que ao longo do crescimento de Novo Progresso, foram se implantando; atualmente passam por uma remodelação que cria novas oportunidades em geral. Gerando negócios e rendas, e a arquitetura também contribui para a identidade clara da cidade.