Arte De Kurt Cobain

Grohl disse que Kurt acreditava que a música vinha em primeiro lugar e a letra em segundo lugar. Ele focava principalmente na melodia das canções, e se queixava de quando fãs e jornalistas tentavam decifrar seu canto e extrair o significado das letras, escrevendo: "Por que diabos os jornalistas insistem em vir com interpretações freudianas de segunda classe para as minhas letras, quando noventa por cento das vezes eles as transcrevem de forma incorreta?" Embora insistisse na subjetividade e na ausência de importância das letras, Kurt era conhecido pelo trabalho demorado nas suas letras, sempre trocando seu conteúdo e ordem dos versos durante as apresentações. Ele mesmo definiu suas letras como "uma grande pilha de contradições. Elas estão divididas entre opiniões muito sinceras minhas, opiniões sarcásticas minhas, e refutações bem-humoradas, sarcásticas e esperançosas a desgastados clichês boêmios."

A ideia original de Kurt era dividir o álbum Nevermind em dois lados: um lado "garoto", que descreveria suas experiências de juventude, e um lado "garota", sobre sua relação disfuncional com Vail. Charles R. Cross escreveu: "Nos quatro meses após o rompimento da relação, Kurt escreveu meia dúzia das suas mais memoráveis canções, todas sobre Tobi Vail." Embora Lithium tivesse sido escrita antes que Kurt conhecesse Vail, os versos da canção mudaram para fazer referência a Vail. Kurt disse, numa entrevista à revista Musician: "Algumas de minhas experiências mais pessoais, como terminar com garotas e ter maus relacionamentos, sentir aquele vazio mortal que a personagem da canção sente. Completamente sozinho, doente." Embora Kurt dissesse que In Utero era, "na sua maior parte, impessoal", no álbum Kurt lidou com o divórcio de seus pais quando criança, sua fama recém-adquirida e a imagem pública dele e de Courtney na música Serve the Servants, e com a gravidez e a anatomia feminina de Courtney em Heart-Shaped Box. Kurt escreveu Rape Me não apenas como uma discussão objetiva sobre estupro, mas também como um protesto metafórico contra o modo como ele se julgava tratado pela mídia. Ele escreveu sobre fama, vício em drogas e aborto em Pennyroyal Tea, e sobre os direitos da mulher e a vida de Frances Farmer em Frances Farmer Will Have Her Revenge on Seattle.

Kurt escreveu a canção Polly do álbum Nevermind depois de ler uma notícia de um jornal de 1987 sobre uma adolescente de 14 anos que foi sequestrada ao pegar carona após um espetáculo de punk rock e, então, estuprada e torturada com um maçarico. Ela escapou depois de ter ganho a confiança do sequestrador, Gerald Friend, ao flertar com ele. Após assistir a um show do Nirvana, Bob Dylan disse que Polly era a melhor canção do Nirvana. O cantor teria dito, a respeito de Kurt: "o garoto tem coração"

O romance O Perfume (1985), de Patrick Süskind, inspirou Cobain a escrever a canção Scentless Apprentice, do álbum In Utero. O livro fala sobre um aprendiz de perfumista que não possui odores no corpo, mas que possui um extraordinário olfato e se dedica a matar moças virgens para lhes extrair o perfume.

Kurt se envolveu em projetos artísticos ao longo de toda a sua vida com a mesma intensidade com que escreveu canções. Assim como suas canções, seus trabalhos artísticos expressavam um senso de humor macabro. Também notável era seu interesse por fisiologia, pela sua peculiar condição de saúde e pela anatomia humana. Sem dinheiro para comprar material próprio para pintar e desenhar, Kurt improvisava pintando em tabuleiros de jogos e capas de discos, utilizando várias substâncias, incluindo fluidos corporais seus. Os desenhos seus incluídos nos seus Journals foram considerados de alta qualidade por críticos de arte. Muitas das pinturas, colagens e esculturas de Kurt foram utilizadas nos encartes dos álbuns do Nirvana, como nas capas de Incesticide e In Utero, por exemplo. Os videoclipes do Nirvana também foram influenciados pelo estilo artístico ácido de Kurt.

Kurt participou da gravação da declamação do poema The "Priest" They Called Him, de William S. Burroughs Kurt toca guitarra, enquanto Burroughs declama. O disco foi gravado em 25 de setembro e em novembro de 1992 e lançado em 1 de julho de 1993. Kurt tinha Burroughs como herói. Durante a turnê europeia do Nirvana, Kurt manteve, consigo, um exemplar da novela Naked Lunch, de Burroughs, que havia sido comprado num quiosque de Londres.Kurt se encontrou com Burroughs na casa deste em Lawrence, no Kansas, em outubro de 1993. Burroughs não mostrou-se surpreso após a morte de Cobain: "Não foi um ato de vontade de Kurt matar-se. Até onde sei, ele já estava morto".

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 17/08/2019
Código do texto: T6722697
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.