In memorian de Lívia.

Quem foi a Lívia?

A Lívia tinha vários nomes: ela era a tia Lívia, a Livinha, a Nininha, a Tatita, a irmãzinha querida, a Menininha...

Era tão branca como a neve e os seus cabelos tão escuros como a noite!

Era meiga, engraçada, às vezes muito pirracenta, sim claro, porque era muito mimada e sempre gostava das coisas na hora dela e do jeito dela.

O que ela mais gostava? É difícil dizer; porque ela se divertia com tantas coisas! Das mais simples como em ouvir a gente mimando ela até as coisas mais grandiosas que só Deus sabia o que se passava em seu coração, quando ela abria um imenso sorriso no rosto.

O que a Lívia fazia?

Assistia às partidas de futebol. O seu time favorito : o Flamengo, o jogador que sempre fazia os gols: o Romário.

E as músicas? Geralmente tinham que ser alegres, nada de tristeza, ela gostava era do barulho de sanfona, de ritmos animados, mas o que mais ouvia mesmo eram as canções religiosas. Para ela era obrigatório cantar o Louvando a Maria após o Eu confio em nosso Senhor, acho que ela achava que eram canções que faziam parte uma da outra... Pai Nosso e Ave Maria também, deveriam ser rezados sempre juntos.

O que ela não concordava durante as missas que assistia pela televisão era quando o padre pulava o momento da paz de cristo e ia direto rezar o Cordeiro! Ela fazia questão que a paz de cristo fosse lhe dada por todos os que estivessem presentes na casa, fico imaginando que se ela viesse a igreja ia querer toda a assembleia lhe cumprimentando...

Não podemos esquecer de falar das suas duas maiores paixões: o café e o leite. Dificil saber qual dos dois ela amava mais.

Seu cheiro preferido era Vick vaporub! E o Seu maior inimigo: o aerozol.

Poderia ficar a noite toda, contando quem era a Lívia, quem era aquela menina que vivia deitada em uma cama, ouvindo músicas, pedindo seu café com leite, ou chamando as pessoas para rezar... Mas não posso... o que posso dizer é que a Lívia faz falta demais, o silêncio que agora toma conta da casa, toma conta também do vazio que está nos corações de sua família que a amava do jeito que ela era, que sempre tiveram orgulho de falar dela.

Tia Lívia, agora não sabemos como suportar o silêncio que calou a sua voz. Não sabemos com O quê ocupar o espaço vazio que ficou no seu lugar.

Um dia a dor passa, a agonia vai embora. A alegria até volta! Mas a saudade será imensa, e o que sabemos é que somente as lembranças do carinho, do seu olhar nos procurando e das graças que vivemos vão pra sempre nos confortar. Do carinho que ela tinha por nós, temos a certeza que era verdadeiro, por isso, seu pai João, sua mãe Maria, suas irmãs Niana e Niene, seus sobrinhos Ludyellen, Gabriel e Luis, seu padrinho Mauri, seus tios Zé e Belizário, vão te amar enquanto viverem.

Como filha, sobrinha, irmã e tia, você deixou dois grandes ensinamentos: o amor e a gratidão. Apenas com sua vida, sem dizer uma única palavra nos ensinou que por mais que uma pessoa tenha problemas: sejam eles financeiros problemas de saúde, problemas amorosos e tantos outros, podemos ser felizes! Podemos dançar de um jeito ou outro, podemos rezar e louvar a Deus. Termino agora, com uma última despedida do jeito que você gostava: MINHA QUERIDA LÍVIA, THAU, FICA COM DEUS, COM NOSSA SENHORA, COM OS ANJINOS, TENHA UM BOM SONHO E um dia nos encontraremos na presença de Deus.

Menininha fica calma,

Que linda menininha!

Tão bonitinha...

Coisinha mais linda do mundo!

Que olhinhos arregalados...

Que cabelos tão pretinhos!

Fica brava não menininha!

Minha flor de maracujá.

Minha Irmãzinha tão querida!

Liliene Maria Rodrigues
Enviado por Liliene Maria Rodrigues em 01/06/2019
Reeditado em 13/06/2019
Código do texto: T6662298
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.